Um dos candidatos do Brasil para levar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Fernando Reis foi suspenso provisoriamente por doping às vésperas das Olimpíadas. O atleta do levantamento de peso foi flagrado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), que fez o anúncio nesta sexta-feira (16).
Em comunicado, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) confirmou a suspensão provisória e a exclusão do atleta dos Jogos de Tóquio. "Dessa forma, o atleta está excluído da delegação que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio. O Comitê Olímpico do Brasil reforça seu compromisso com o Esporte Limpo, mantendo diversas iniciativas educacionais para o combate ao doping. Todos os atletas da delegação brasileira em Tóquio fizeram, obrigatoriamente, o curso de enfrentamento do doping oferecido pela Agência Mundial Antidoping (WADA, em inglês)".
O resultado adverso do exame feito por Reis foi realizado em 11 de junho, fora do período de competições. Em comunicado, a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) informou que "foi encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos, nas amostras coletadas."
Ainda de acordo com a entidade, o atleta pode pedir contraprova, sob julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Não há data definida para a análise da questão.
Disputando na categoria pesado, Fernando Reis foi quinto colocado nos Jogos do Rio, em 2016, e bronze no Mundial de 2018, além de ser o atual tricampeão dos Jogos Pan-Americanos.