A delegação gaúcha que participará dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio será vacinada em Porto Alegre nesta segunda-feira (17). Ao todo, 65 atletas e demais credenciados serão imunizados contra o coronavírus. A ação será realizada na Policlínica Militar de Porto Alegre.
A vacinação do Time Brasil faz parte do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e garante mais de sete mil doses extras à população brasileira. As vacinas foram doadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). No caso dos gaúchos, será aplicado o imunizante da farmacêutica Pfizer.
Início da vacinação dos atletas no Brasil
Os primeiros atletas residentes no Brasil que representarão o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio começaram a ser vacinados contra a covid-19 nesta sexta-feira (14), no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), na Urca, zona sul do Rio de Janeiro.
Participaram do início da vacinação, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães; o Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro Isaias Carvalho; e o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza. Queiroga, que é médico, foi o responsável por aplicar as primeiras vacinas nos atletas brasileiros.
Os primeiros vacinados foram Ana Marcela Cunha, campeã mundial de maratonas aquáticas; Rosângela Santos, medalhista olímpica no atletismo; Larissa Oliveira, nadadora dez vezes medalhista em Jogos Pan-Americanos; Marcus D’Almeida, vice-campeão pan-americano no tiro com arco; e Michel Pessanha, remador paralímpico.