O governo federal e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) aceitaram a doação de vacinas do Comitê Olímpico Internacional (COI) e irão vacinar os membros da delegação brasileira que irão ao Japão para a Olimpíada e Paraolimpíada de Tóquio. Em uma coletiva na manhã desta terça-feira (11), o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, ao lado do vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Marco Antônio La Porta Júnior e de outros ministros, fez o anúncio oficial.
— O governo, em uma ação integrada, junto a outros ministérios e ao COB, irá vacinar os nossos atletas olímpicos e as comissões técnicas. Isso está sendo feito para garantir que possam desempenhar muito bem suas atividades e possam trazer muitas medalhas. Contamos com o apoio de farmacêuticas que também irão doar doses para o Plano Nacional de Imunizações (PNI), de tal maneira que o plano não será desfalcado. Assim, conseguiremos conferir segurança aos nossos atletas — disse Queiroga.
A iniciativa foi saudada também por La Porta Júnior, que falou em nome do COB e reforçou os agradecimentos ao governo federal por ter aceito a doação.
— Queria agradecer a todos os envolvidos nesse processo. Para a gente, é um momento muito importante em uma missão que consideramos a mais desafiadora de toda a história. Nós, dentro do COB, passamos a mensagem que avançaríamos nessa ação, desde que tivesse benefício ao atleta e à população, o que vai acontecer com a doação de doses ao SUS. É uma tendência mundial, outros países já começaram, é uma ação muito benéfica. A palavra é de agradecimento — ressaltou.
Conforme informado na coletiva nesta terça, cerca de 1,5 mil pessoas (atletas, membros de comissão técnica e jornalistas envolvidos na cobertura) entrarão no grupo prioritário do PNI. As vacinas foram doadas pela Sinopharm Biotech e pela Pfeizer — cerca de 8 mil da primeira e outras 4.050 doses da segunda. Segundo o Ministério da Saúde, os imunizantes foram escolhidos por dois motivos: pelas empresas terem feito as doações e pelo tempo entre as doses (Tóquio 2020 começa em menos de 100 dias).
Seis capitais irão receber os atletas para se imunizarem — entre elas, Porto Alegre. Na Capital, a vacinação irá iniciar a partir do dia 17 de maio, próxima segunda. Além da cidade gaúcha, também haverá postos de imunização em Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Vários países do mundo estão imunizando suas delegações para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta terça-feira, a Austrália, por exemplo, começou a vacinar seus credenciados. O COI já disse publicamente que as vacinas não serão obrigatórias para os atletas disputarem os Jogos.