O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu suspender a realização de três torneios pré-olímpicos de boxe. Em reunião nesta segunda-feira (16), uma força-tarefa definiu pela não realização das competições programadas para a Europa, as Américas e o classificatório final mundial em virtude da pandemia do coronavírus.
Até o momento, o boxe só teve pugilistas classificados nos pré-olímpicos da África e da Ásia/Oceania. A competição europeia deveria estar sendo disputada em Londres, desde o último sábado. O término do evento estava programado para o dia 24.
Nas Américas, Buenos Aires seria sede da disputa de vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, entre 26 de março e 3 de abril. Já o torneio mundial estava programado para Paris, entre 13 e 20 de maio.
Nas competições classificatórias já realizadas, 96 boxeadores (63 homens e 33 mulheres) de 30 países garantiram vaga no Japão. Restam ainda 90 vagas masculinas e 67 femininas a serem preenchidas. Até o momento, nenhum brasileiro está classificado. De acordo com a força-tarefa do COI, a suspensão anunciada nesta segunda é válida até maio.