A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediu nesta quarta-feira (25) que os habitantes da cidade evitem sair de casa se não for por motivos não essenciais. A declaração foi feita devido a preocupações com um aumento acentuado no número de infecções por coronavírus na capital do Japão.
O governo metropolitano confirmou nesta quarta-feira 41 novos casos, mais do que o dobro do registrado no dia anterior, quando 17 pessoas foram confirmadas como positivo para a covid-19. Na terça, Tóquio ultrapassou a principal ilha de Hokkaido, no norte do país, como a cidade com mais infecções.
Koike disse em uma entrevista coletiva que a capital japonesa está enfrentando uma "fase importante na prevenção de um aumento explosivo no número de infecções". A governadora ainda aproveitou para incentivar as pessoas a trabalharem em casa durante a semana e evitarem sair à noite o máximo possível.
Curiosamente, o pronunciamento de Yuriko Koike veio um dia após a pandemia global de coronavírus levar à decisão de adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que deveriam começar no próximo dia 24 de julho. O adiamento foi definido depois de uma grande pressão exercida por comitês olímpicos nacionais, federações esportivas e atletas, que não aceitavam a ideia do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Japão em manter os Jogos de acordo com o programa original, em meio à crise mundial do coronavírus.
Entre as 47 prefeituras do Japão, esta foi a primeira vez que mais de 40 casos foram notificados em um dia, de acordo a rede japonesa Kyodo News. Até o momento, mais de 200 pessoas testaram positivo para o vírus em Tóquio, elevando o número de casos domésticos para mais de 2.000, incluindo os cerca de 700 do Diamond Princess, um navio de cruzeiro que foi colocado em quarentena perto de Tóquio em fevereiro.
O número de pessoas com o coronavírus que morreram no Japão é de 54. O número de casos confirmados em Tóquio quase dobrou em uma semana. Em 18 de março, 111 casos haviam sido relatados.
O Ministério da Saúde japonês estima que o número de casos em Tóquio possa subir para cerca de 530 até 8 de abril.
— Entramos na segunda onda de infecções, que difere completamente de janeiro a fevereiro — informou o Ministério, baseado em um relatório enviado pelo governo metropolitano.
O governo japonês alertará os cidadãos do país a se absterem de todas as viagens não essenciais ao Exterior devido à pandemia de coronavírus. O Ministério das Relações Exteriores elevará para o nível 2, o mais amplo que já emitiu usando sua escala de quatro pontos, o aviso dos cuidados para estrangeiros que chegam ao Japão.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus