O Comitê Olímpico do Brasil (COB) prestou solidariedade e emitiu nota de pesar pela morte de nove pessoas que integravam a delegação do projeto Remar para o Futuro, de Pelotas. Sete deles eram atletas, um era coordenador e outro motorista da van que retornava de São Paulo após a disputa do Campeonato Brasileiro de Remo.
“O Movimento Olímpico brasileiro acordou consternado com a morte de jovens talentos do remo, que faleceram em acidente automobilístico quando voltavam a Pelotas (RS) depois de participarem do Campeonato Brasileiro em São Paulo (SP). O Comitê Olímpico do Brasil (COB) expressa seu mais profundo pesar e se solidariza com os familiares e amigos dos jovens mortos, com o Projeto Remar para o Futuro, um dos celeiros do remo nacional, com o Clube Português e com a Confederação Brasileira de Remo", escreveu a entidade que rege o esporte olímpico brasileiro.
Um outro atleta do projeto sobreviveu e está em observação no hospital São José, em Joinville, em Santa Catarina.
Os jovens tinham entre 15 e 20 anos e haviam participado de uma competição em São Paulo. O grupo havia participado do Campeonato Brasileiro de Remo. Na competição, o time havia conquistado sete medalhas nas categorias em que competiu.
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) paranaense, uma carreta — com placas de Rio Grande — teria perdido os freios e derrubado, em cima da van em que estava o grupo, um contêiner que carregava. Um terceiro veículo envolvido teria conseguido escapar. Com o impacto, o coletivo teria rodado e saído da pista, na altura do km 665 da rodovia.
Duas pessoas foram encaminhadas para o hospital de Joinville, em Santa Catarina, com ferimentos leves — um atleta e o motorista da carreta.
Confira a nota na íntegra publicada pelo COB
“O Movimento Olímpico brasileiro acordou consternado com a morte de jovens talentos do remo, que faleceram em acidente automobilístico quando voltavam a Pelotas (RS) depois de participarem do Campeonato Brasileiro em São Paulo (SP). O Comitê Olímpico do Brasil (COB) expressa seu mais profundo pesar e se solidariza com os familiares e amigos dos jovens mortos, com o Projeto Remar para o Futuro, um dos celeiros do remo nacional, com o Clube Português e com a Confederação Brasileira de Remo. Além disso, o COB faz votos para a pronta recuperação das duas vítimas retiradas com vida, um deles um adolescente de 17 anos.”