A prefeitura de Pelotas decretou luto de sete dias em decorrência do acidente ocorrido na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, na noite de domingo (20). Na ocorrência, uma van que saiu de São Paulo com 10 pessoas — oito atletas de remo, o coordenador do grupo e o motorista —e retornava para o município gaúcho foi atingida por um contêiner que caiu de uma carreta.
Nove pessoas morreram — sete atletas e o coordenador da equipe de remo, além do motorista da van. Duas pessoas foram encaminhadas para o hospital de Joinville, em Santa Catarina, com ferimentos leves — um atleta e o motorista da carreta. As identificações das vítimas ainda não foram divulgadas oficialmente.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, se encontrou com familiares na manhã desta segunda-feira (21).
O governador Eduardo Leite manifestou pesar pelas mortes. "Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional", escreveu (leia a íntegra abaixo).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou por meio das redes sociais:
Entre as vítimas estão adolescentes que integravam o projeto Remar para o Futuro. A iniciativa é realizada em parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a prefeitura.
A equipe disputou o Campeonato Brasileiro de Remo. Todos conquistaram medalhas.
Acidente no Paraná
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) paranaense, uma carreta — com placas de Rio Grande — teria perdido os freios e derrubado, em cima da van em que estava o grupo, um contêiner que carregava. Um terceiro veículo envolvido teria conseguido escapar. Com o impacto, o coletivo teria rodado e saído da pista, na altura do km 665 da rodovia.
O condutor da carreta, de 30 anos, teve ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital São José, em Joinville, junto com um adolescente de 17 anos resgatado com ferimentos leves da van. O motorista do carro não se feriu.
Manifestação do governador
"Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito.
Eles estavam representando nosso Estado com muita honra e talento. Esses jovens eram exemplos de dedicação, superação e orgulho para todos nós. Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional, o Campeonato Brasileiro Unificado, disputado em São Paulo.
Já entrei em contato com a Secretaria de Segurança Pública para que se mobilize junto às autoridades do Paraná, oferecendo todo o apoio necessário às famílias e garantindo que tudo que estiver ao nosso alcance seja feito neste momento tão doloroso.
Minhas orações estão com as famílias e amigos. Que encontrem forças para enfrentar essa perda. O Rio Grande do Sul está de luto."