Em preparação para a última chance de disputar os Jogos de Paris-2024, a seleção brasileira masculina de basquete passará a semana treinando em Blumenau para o Pré-Olímpico de Riga, na Letônia, entre 3 e 7 de julho. Além dos 15 convocados, o técnico Aleksandar Petrovic, que substituiu Gustavo de Conti, contou com o jovem Mathias, do sub-18, e se impressionou com o talento do garoto de 16 anos.
— Uma boa surpresa ter o Mathias por aqui, ele entende muito de basquete, é o futuro da seleção, como o Gui Santos (do Golden State Warriors). Dentro de pouco tempo ele entra na órbita de seleção adulta. Foi seu primeiro treino e nos impressionou. Dentro de dois e três anos estará na seleção principal— elogiou Petrovic.
O jogador que atua no espanhol Betis não escondeu a satisfação de participar desta fase com a seleção adulta.
— Sensação muito boa, uma experiência incrível que todo mundo quer ter. É especial estar com esses caras, incrível, dá para aprender muita coisa e todos me receberam muito bem— comemorou o jovem que se destacou na Copa América sub-18.
A seleção brasileira treinará em Blumenau até sexta-feira (14), em dois períodos, antes de embarcar para a Europa para a realização de três amistosos antes do Pré-Olímpico da Letônia. Em Riga, serão seis seleções buscando a última vaga a Paris-2024: os anfitriões, Brasil, Geórgia, Camarões, Montenegro e Filipinas.
Na Letônia, a seleção brasileira enfrentará Camarões e Montenegro na primeira fase e, caso avance à semifinal, pode cruzar com os donos da casa, de quem foram eliminados no Mundial. O Brasil tenta voltar à olimpíada após oito anos, após fracassar na decisão do Pré-Olímpico de Tóquio ao cair diante da Alemanha.