O Sesi-Franca Basquete voltou a liderar as finais do NBB. Neste sábado (8), jogando em casa, o time paulista venceu o Flamengo por 81 a 73 e, agora, tem duas vitórias contra uma dos cariocas, na série melhor de cinco. Se vencer o jogo 4, na quinta-feira (13), no Rio de Janeiro, o time comandado por Hélio Rubens Garcia filho irá comemorar o tricampeonato do torneio.
Neste sábado, Franca buscou trabalhar com uma forte marcação para tentar parar o ataque rubro-negro. Mas, no final do primeiro período, Gui Deodato e Gabriel Jaú converterem duas bolas de três e os cariocas encostaram no marcador em 14 a 12. O pivô Márcio, autor de seis pontos, foi o destaque da equipe da casa.
Com bom aproveitamento nos arremessos do perímetro e Gui Deotado marcando sete pontos e chegando a 12 no jogo, o Flamengo empatou a partida em 41 a 41 e foi para o intervalo confiante em repetir o resultado do jogo 2, quando também venceu em Franca.
O terceiro quarto foi um duelo entre Lucas Dias, do Sesi-Franca, e Gabriel Jaú, do Flamengo, que marcaram 12 e 13 pontos, respectivamente. Melhor para o time paulista, que assumiu a liderança em 65 a 62.
Já no período final, Franca converteu sete bolas das cinco tentadas de dois pontos, enquanto os cariocas erraram os cinco arremessos feitos. Dessa forma, o time do interior paulista fechou em 81 a 73 e voltou a liderar a série.
Com 18 pontos, Lucas Dias terminou como cestinha de Franca, seguido por Wesley Sena, que marcou 16 e ainda pegou nove rebotes. O venezuelano Heissler Guillent fez 10 pontos.
O Flamengo teve o maior pontuador da partida. Gabriel Jaú fez 19 e foi seguido por Didi Louzada e Devon Scott, ambos com 13, e Gui Deodato, com 12.
A quarta partida das finais ocorrerá na quinta-feira (13), às 18h, no Rio de Janeiro. Nova vitória dá o título para Franca. Se vencer, o Flamengo irá forçar uma quinta partida, no dia 15, mais uma vez no Maracanãzinho.