Tudo igual na decisão do Novo Basquete Brasil (NBB). Depois de perder o jogo 1 da série melhor de cinco, em casa, o Flamengo deu o troco no Sesi-Franca Basquete nesta quinta-feira (6) e venceu a segunda partida, no interior paulista, por 76 a 68. As equipes voltam a medir forças no sábado, às 17h10min, mais uma vez em Franca.
Os donos da casa começaram a partida em vantagem, com a primeira cesta do confronto em uma bola de três do ala Jhonatan Luz, que joga sua sétima final seguida de NBB e luta pelo sexto título. Mas o Flamengo respondeu rapidamente com uma enterrada do pivô norte-americano Devon Scott e abriu sete pontos (12 a 5).
Depois disso, o time carioca fez um excelente primeiro quarto, encerrado em 23 a 16 para os visitantes, com seis pontos e duas assistências de Devon Scott, em grande atuação neste noite. Loku Cuello veio logo atrás, com sete pontos para o Flamengo, e David Jackson marcou seis para os paulistas.
O segundo quarto foi de reação de Franca. Mas antes deles encostarem no placar, o Flamengo chegou a liderar por 14 (42 a 28). No final, com uma bola de três do armador argentino Santiago Scala, a distância caiu para nove (43 a 34). As equipes foram para o vestiário com os cariocas liderando em 45 a 37. Com 11 pontos no período, Scott seguiu como grande destaque da partida.
Após o intervalo, Franca aumentou o ritmo e numa bola do ala norte-americano Charles Hinkle ficou a cinco pontos da liderança (42 a 47). Cuello acertou uma de três e com cinco minutos por jogar e o Flamengo fez 52 a 44. No final do terceiro quarto, o Rubro-Negro liderava em 57 a 51. David Jackson marcou sete pontos para os paulistas, mesma marca do ala Gui Deodato, para os cariocas.
A equipe comandada por Gustavo de Conti administrou a liderança no período final. Hinkle acertou arremesso de três com seis minutos por jogar e o Franca voltou a ficar a cinco pontos dos adversários (65 a 60). Mas já no lance seguinte, Gui Deodato também acertou um arremesso de fora e o Flamengo voltou a liderar por oito (68 a 60) — diferença que se manteve até o final da partida. O Flamengo terminou com 42% de aproveitamento nos lances de três e com 34 rebotes, contra 27.
O cestinha da partida foi Gui Deodato com 23 pontos. Devon Scott marcou 17, além de conseguir seis rebotes e dar quatro assistências. Loku Cuello fez 16. Destaque ainda para a atuação do armador argentino Franco Balbi, que fez 10 assistências, pegou seis rebotes e marcou cinco pontos. No time de Franca, David Jackson marcou 15 pontos, enquanto Charles Hinkle fez 11 pontos e pegou sete rebotes e o pivô Márcio marcou 10 pontos.
— A proposta é sempre a mesma. A imagem do primeiro jogo é que jogamos mal porque não tivemos bom aproveitamento. Hoje melhoramos e fizemos um jogo inteligente, defendemos bem e empatamos a série, o que era o mais importante pra nós — destacou Franco Balbi após a partida.