Atual bicampeão do Novo Basquete Brasil, o Sesi-Franca deu um passo importante para a conquista do tricampeonato consecutivo. No primeiro jogo das finais, contra o Flamengo, o time paulista foi ao Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, no sábado (1º), e venceu por 69 a 56, abrindo 1 a 0 na série melhor de cinco. Agora, as duas próximas partidas serão disputadas em Franca e o time comandado por Hélio Rubens Garcia Filho pode comemorar seu 14º título nacional, computando os cinco da Taça Brasil e os seis de Campeonato Brasileiro/Liga Nacional, competições que antecederam o NBB.
No jogo que abriu a decisão da atual temporada, a marcação foi o ponto alto. No primeiro quarto, embalado pela torcida, o Flamengo abriu cinco pontos de vantagem nos minutos iniciais, mas terminou com a vantagem mínima em 13 a 12.
O confronto começou a mudar no segundo período, quando Franca teve um excelente trabalho defensivo, permitindo ao time carioca marcar apenas nove pontos. Dessa forma, a virada veio e os paulistas foram para o vestiário vencendo por 30 a 22, calando os 7.874 torcedores presentes.
A tão esperada reação do maior campeão do NBB, com sete troféus, não ocorreu depois do intervalo. Errando muito, o Flamengo viu Franca disparar e terminar o terceiro quarto com 16 pontos de vantagem: 51 a 35. O placar baixo seguia refletindo o grande trabalho de defesa dos paulistas.
Nos 10 últimos minutos, o Sesi-Franca administrou a vantagem e assegurou a vitória com 13 pontos de frente. A equipe paulista encerrou a partida com 42 rebotes (31 defensivos), contra 34 do Flamengo.
Com 16 pontos, Lucas Dias novamente foi o cestinha da partida. O ala-pivô complementou sua atuação com nove rebotes e uma assistência. O armador argentino Santiago Scala e o ala norte-americano David Jackson marcaram 12 e 10 pontos, respectivamente.
— Foi um jogo em que as duas defesas estavam bem postadas. Conseguimos dar atenção a detalhes. O rebote defensivo foi importante para a gente ter a bola na mão, fluir melhor o nosso jogo ofensivo, isso nos deu uma vantagem e conseguimos segurar. Demos um primeiro passo para o nosso objetivo de conquistar o tricampeonato do NBB — comentou o técnico do Sesi Franca, Helinho Garcia.
No Flamengo, o ala-pivô Gabriel Jaú marcou 15 pontos e conseguiu seis rebotes e ao lado do armador Scott Machado, que que fez 11 pontos e deu oito assistências teve atuação destacada.
— A defesa foi muito boa, mas ficamos fora de posição no ataque. Fomos muitos ansiosos para que as coisas acontecessem rápido, as cestas acontecessem rápidas e tudo virou uma bola de neve. Vamos tentar melhorar essa ansiedade e o posicionamento no ataque para o próximo jogo — projetou o técnico do Flamengo, Gustavo de Conti.
O jogo 2 das finais do NBB está marcado para a quinta-feira (6), às 19h, em Franca. A terceira partida também irá acontecer no Ginásio Pedrocão, no sábado (8), às 17h10min. Se o time paulista vencer ambos os confrontos irá comemorar o tricampeonato.