Para se tornar a franquia com o maior número de títulos da NBA, o Boston Celtics precisará superar o Dallas Mavericks nas finais da temporada 2023/2024. A busca pela 18ª taça — que colocaria a equipe a frente do Los Angeles Lakers —, passará pela coletividade apresentada pelo time durante boa parte dos jogos, mas, principalmente, pelo talento individual de alguns jogadores.
O retorno do pivô Kristaps Porzingis será importante para dar mais opções no ataque, além de segurança na defesa. Contudo, os Celtics têm três All-Stars no time, que são destaques para essa final:
Jayson Tatum
O principal nome de Boston nas últimas temporadas precisa acabar com a fama de não ser destaque em decisões. Tatum é um jogador que contribui bastante, mas some em determinados momentos — e as derrotas acabam sendo creditadas nele.
Tanto no perímetro, quanto infiltrando em direção à cesta, o ala tem a chance de vencer o campeonato, ainda mais com um elenco qualificado ao seu lado. Tatum tem média de 26 pontos nos playoffs, além de 10.4 rebotes e 5.9 assistências.
Jaylen Brown
Em muitos momentos nos quais Tatum some, é Brown que assume a responsabilidade. Um jogador físico, com boa bola de três pontos e forte na defesa. Ele não será a primeira opção no momento decisivo, mas já mostrou que dá conta do recado quando necessário.
Os números de Brown são bons nos playoffs. O armador tem 25 pontos de média, 6.1 rebotes e mais de um roubo de bola por partida.
Jrue Holiday
Quando se pensa em um defensor de elite no perímetro na NBA, pensa-se em Jrue Holiday. Sua chegada no início da temporada, após troca com o Milwaukee Bucks, foi fundamental para o sucesso dos Celtics na temporada. Ele é capaz de marcar qualquer armador da Liga — e consegue ter participações positivas no ataque.
Para a decisão contra os Mavericks, Holiday poderá ficar responsável por marcar Luka Doncic ou Kyrie Irving. Qualquer um dos dois terá vida difícil, assim como Tyrese Haliburton (dos Pacers) e Donovan Mitchell (dos Cavaliers) tiveram nas séries anteriores. O armador de Boston tem média de 12.7 pontos, 5.6 rebotes e 4.6 assistências.