Duas franquias seguem vivas na disputa pelo título da temporada 2023/2024 da NBA. Na Conferência Oeste, o Dallas Mavericks superou os favoritos e está em busca do segundo título na história. No Leste, o Boston Celtics confirmou o favoritismo e pode conquistar a Liga pela 18ª vez, podendo se tornar o maior campeão da NBA.
Mesmo com essa diferença em quantidade de títulos, os Mavericks vivem uma seca menor em relação ao adversário. Dallas venceu em 2010/2011, enquanto os Celtics não são campeões desde 2007/2008.
Para chegar até a decisão da NBA, as duas equipes tiveram momentos e caminhos opostos. O Boston iniciou a temporada como o favorito para vencer o Leste e chegar até a final. A chegada de Kristaps Porzingis reforçou um time que já era bastante competitivo e que vem batendo na porta para vencer novamente há alguns anos.
Por outro lado, os Mavericks não tinham a mesma expectativa. A chegada de Kyrie Irving, ex-Celtics, trouxe um pouco mais de esperança, mas ainda era necessário mais. No decorrer da temporada, a franquia de Dallas conseguiu trazer algumas peças que elevaram o patamar da equipe. Com Luka Doncic liderando o time em quadra, as coisas começaram a funcionar.
Campanha do Boston Celtics até a final da NBA
A franquia terminou a temporada regular com a melhor campanha da Liga. Foram 64 vitórias e 18 derrotas. Com a primeira posição garantida na Conferência Leste, os Celtics tiveram a vantagem do mando de quadra durante todas as séries.
1ª rodada — 4 x 1 contra o Miami Heat
A reedição da última final do Leste ocorreu mais cedo do que se imaginava. O Miami Heat não teve uma temporada regular boa, precisou novamente passar pelo play-in, mas desta vez caiu na primeira rodada dos playoffs. Os Celtics fizeram o básico para vencer um adversário desfalcado pelo seu melhor jogador. Jimmy Butler ficou de fora de todas as partidas e facilitou o caminho para Boston.
2ª rodada — 4 x 1 contra o Cleveland Cavaliers
Uma franquia que surpreendeu, mas não tinha peças suficientes para bater de frente contra os Celtics. É verdade que os Cavaliers também tiveram desfalque do seu principal jogador, o armador Donovan Mitchell, em alguns jogos. Contudo, mesmo com ele, a missão seria difícil.
Final do Leste — 4 x 0 contra o Indiana Pacers
Apesar da varrida na série, os Pacers tiveram momentos em que poderiam ter complicado a vida de Boston. O primeiro jogo esteve na mão de Indiana, mas os Celtics conseguiram vencer na prorrogação. Nos dois últimos confrontos, mesmo sem Tyrese Haliburton, os Pacers venderam caro as derrotas. Além disso, as partidas mostraram que o pivô Kristaps Porzingis precisa estar recuperado para as finais, pois os Celtics tiveram problemas no garrafão.
Campanha do Dallas Mavericks até a final da NBA
A franquia terminou a temporada regular na quinta colocação no Oeste, com 50 vitórias e 32 derrotas. Mesmo sem ter a vantagem do mando de quadra nos confrontos, os Mavericks conseguiram superar os adversários fora de casa.
1ª rodada — 4 x 2 contra o Los Angeles Clippers
O principal confronto da primeira rodada dos playoffs da NBA colocou frente a frente dois times que tinha grandes pretensões. O equilíbrio foi visível até o quarto jogo da série, mas Dallas conseguiu duas vitórias dominantes para fechar o duelo e se credenciar como um dos candidatos ao título.
2ª rodada — 4 x 2 contra o Oklahoma City Thunder
Na segunda rodada dos playoffs, o adversário foi a franquia de melhor campanha no Oeste. O Thunder surpreendeu com um jovem e talentoso time. No entanto, a experiência, principalmente de Kyrie Irving, fez a diferença na série. Novamente, após equilíbrio nos quatro primeiros jogos, os Mavericks conseguiram uma vitória imponente fora de casa para conseguir fechar no sexto jogo.
Final do Oeste — 4 x 1 contra o Minnesota Timberwolves
No confronto em que mais era esperado equilíbrio, Dallas conseguiu vencer a série com certa tranquilidade. O adversário acabara de eliminar o Denver Nuggets — atual campeão da NBA — e vinha jogando bem no ataque e na defesa. No entanto, a dupla Doncic e Irving fez a diferença para os Mavericks. As quatro vitórias passaram por atuações de destaque deles, além de uma forte defesa em cima de Anthony Edwards.