O Boston Celtics está liderando a final da NBA com duas vitórias na série contra o Dallas Mavericks. O esperado era que Jayson Tatum fosse o grande destaque da franquia. Entretanto, o ala vem tendo desempenho abaixo da média, o que abre espaço para outros jogadores assumirem a responsabilidade.
Na primeira partida, o retorno do pivô Kristaps Porzingis foi essencial. Ele marcou 20 pontos, em 21 minutos que esteve em quadra, ajudou defensivamente e mostrou que o time fica ainda melhor com ele. No segundo duelo, o pivô foi mais tímido, com apenas 12 pontos e aparições mais discretas.
Na ausência de brilho de Tatum, geralmente quem assume a responsabilidade é Jaylen Brown. O ala-armador está com boas atuações, mantendo o que já vinha fazendo no restante dos playoffs da NBA. As belas enterradas para erguer a torcida no TD Garden são fundamentais para Boston seguir vibrando.
Contudo, apesar de todos esses nomes, o diferencial da série vem sendo Jrue Holiday. O armador que chegou nesta temporada, após troca com o Milwaukee Bucks, vem provando porque é considerado um dos melhores defensores da Liga, além de estar fazendo a diferença no ataque.
Na primeira partida, ele teve um desempenho tímido no ataque, com 12 pontos, mas foi importantíssimo na defesa. Holiday está sendo responsável por marcar Kyrie Irving e o trabalho está sendo bem feito. Foram 12 pontos permitidos para o armador dos Mavericks. Ele vinha com média de mais de 20 pontos por partida nos playoffs.
No segundo jogo, apenas 16 para Kyrie. Porém, além da boa marcação, Holiday também foi decisivo no ataque. Ele foi o cestinha dos Celtics, com 26 pontos, e pegou 11 rebotes para concretizar o duplo-duplo. O impacto da sua chegada foi grande, mas não era esperado que ele fosse o diferencial de uma série na final, ainda mais em um time recheado de estrelas.
Garantindo o título para Boston, o 18º na história da franquia, Holiday tem grandes chances de ser eleito o MVP das finais. O que não é pouca coisa, visto que é considerado um dos prêmios mais difíceis de se conquistar na NBA. Celtics e Mavericks agora se enfrentam em duas partidas em Dallas. A próxima será nesta quarta-feira (12), às 21h30min.