O brasileiro Hugo Calderano será um dos quatro cabeças de chave do torneio masculino de tênis de mesa nos Jogos de Paris, disputado entre 27 de julho e 4 de agosto. A confirmação ocorreu nesta terça-feira (18), após a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) atualizar o ranking mundial, que definiu os grupos da competição.
Sexto no ranking, Hugo não pode mais ser alcançado pelo taiwanês Lin Yun-Ju na corrida pela cabeça de chave. Como a classificação é liderada por quatro chineses e apenas dois podem jogar o torneio individual das Olimpíadas, o brasileiro só está atrás de Wanh Chuqin e Fan Zhendong, da China, e do francês Felix Lebrun no ranking olímpico.
Estar entre os quatro primeiros significa não cruzar com os chineses antes da semifinal dos Jogos de Paris. Esta será a primeira vez que um brasileiro ocupará tal posição no tênis de mesa em Olimpíadas.
No domingo (16), Hugo Calderano conquistou o título do WTT Contender de Ljubljana, na Eslovênia. Na decisão, ele derrotou o francês Lebrun por 4 a 0. Esta foi sua sétima conquista no circuito da WTT, iniciado em 2021. Apenas o chinês Chuqin, com nove, tem mais títulos que ele.
O torneio de tênis de mesa olímpico será disputado por 58 jogadores na chave individual, sendo que os 16 primeiros só irão jogar a partir da terceira rodada.