O Comitê Olímpico do Brasil (COB) já prepara a chegada das primeiras equipes em Paris. O Time Brasil irá ocupar espaços na Vila Olímpica e nas sete bases onde montará operação. A entidade colocará à disposição dos atletas estrutura e suporte para o melhor desempenho na competição.
Antes mesmo da chegada à Vila, algumas modalidades já sentirão o clima olímpico em períodos de adaptação em solo francês. Integrantes da área de Infraestrutura e de Jogos e Operações Internacionais do COB chegarão a Paris no início de julho para iniciar a montagem dos espaços.
— Nós já estamos preparados do ponto de vista de organização para levar os nossos atletas e recebê-los em Paris. Nossa equipe está se planejando há muito tempo para esse momento. Estamos em um período final de classificação olímpica e cada modalidade tem uma necessidade diferente. Falta pouco, mas ainda há muito trabalho a ser feito para atender a todas as necessidades dos atletas. É uma organização muito grande para que nada falte aos atletas. Vamos trabalhar até o último dia em busca da excelência — diz Rogério Sampaio, diretor-geral do COB e chefe da Missão Brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris.
Muitas delegações brasileiras já começam a viajar para diversos pontos da Europa. Em bases na França, Portugal, Alemanha, Itália, Espanha, Turquia, Eslovênia, Polõnia, Suíça e Suécia, atletas de 21 modalidades farão treinamentos pré-Jogos.
As equipes de ginástica artística feminina e masculina serão as primeiras do Brasil a ingressar na Vila Olímpica em 18 de julho. No dia seguinte, o vôlei feminino chegará ao local e irá treinar em St. Ouen, na base de apoio do COB a 600m da Vila Olímpica.
St Ouen será ponto fundamental para um bom desempenho da delegação brasileira nas Olimpíadas. É lá que o COB irá montar uma estrutura para suas operações e ponto de apoio em serviços médicos, preparação mental, atendimento nutricional, alimentação brasileira, além do local de encontro com familiares e amigos. A distribuição de uniformes para a delegação também acontecerá no local.
Bases fora de Paris
Algumas modalidades não ficarão em Paris e, por isso, o COB também prepara outras bases em Vaires Sur Marne (canoagem e remo), Marseille (vela), Lille (handebol e basquete, caso se classifique) e Chateuaroux (tiro esportivo).
— O alinhamento do COB com as confederações, treinadores, equipes e atletas é fundamental para que possamos ajustar o planejamento e atender da melhor forma as modalidades. Todos os detalhes estão sendo pensados para que os atletas possam pensar apenas em treinar e competir bem. A menos de 40 dias para os Jogos Olímpicos, é a hora de pontuarmos os detalhes. São eles que podem fazer uma diferença bem grandes na reta final de preparação — comenta Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB.
O surfe será disputado no arquipélago do Taiti, a mais de 12 mil km da capital francesa, nas ondas perfeitas de Teahupo'o. Os primeiros integrantes do COB chegam ao local no dia 17 para deixar tudo pronto na base exclusiva do COB no local para a chegada dos atletas, a partir do dia 19.
Até o momento, a delegação brasileira conta com 242 vagas e 220 atletas confirmados nos Jogos Olímpicos.