A seleção brasileira masculina de vôlei derrotou a Sérvia, nesta sexta-feira (24), por 3 sets a 1, parciais de 25/21, 25/20, 22/5 e 25/22 , em partida disputada no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e chegou à segunda vitória na Liga das Nações. Com o resultado, o Brasil está em oitavo lugar e entra na zona de classificação para as quartas de final.
Em seu terceiro jogo após voltar ao comando da seleção, Bernardinho escalou o levantador Fernando Cachopa, o oposto Darlan, os ponteiros Maurício Borges e Leal, os centrais Lucão e Judson e o líbero Thales. O treinador manteve o revezamento dos jogadores, já que utiliza o torneio como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.
A Sérvia, a exemplo de Cuba e Argentina, rivais brasileiros das duas rodadas anteriores, ainda não está classificada para as Olimpíadas e busca por pontos no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para ficar com uma das cinco vagas ainda em disputa.
O time brasileiro começou melhor e dominou o set inicial, com boas atuações de Darlan e do experiente Maurício Borges, que não defendia a seleção desde 2022, fechando em 25/21. No segundo set, o Brasil seguiu melhor e definiu a vitória por 25/20 em um bloqueio de Alan. O irmão de Darlan começou no banco e foi utilizado em algumas rotações, assim como Bruninho e Arthur Bento, uma das novidades do grupo.
Com boa vantagem, apesar da melhora da seleção sérvia na segunda parcial, o Brasil acabou vacilando no terceiro set e permitiu a virada dos europeus na reta final. Com bons saques de Atanasijevic, o passe brasileiro enfrentou dificuldades e, com 25/22, a Sérvia forçou mais um set.
Após equilíbrio e alternância de pontos até a metade do quarto set, o Brasil virou em 18/17 e encaminhou o 25/22, garantindo o segundo triunfo em três atuações.
— Com o tempo você pega confiança. O grupo é unido. Sou o mais novo e eles me deixam à vontade. É crescer durante o campeonato. Será difícil e longo. É focar em cada jogo — comentou Darlan ao canal Sportv.
O Brasil voltará à quadra no domingo (26), às 10h, para enfrentar a Itália, que nesta sexta fez 3 a 0 (25/19, 25/18 e 25/11) sobre o Irã e está em quarto lugar.