A seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Argentina, nesta quinta-feira (23), por 3 sets a 2, parciais de 25/13, 20/25, 19/25, 25/23 e 15/11, em 2h2min de partida disputada no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Com isso, o Brasil conquistou sua primeira vitória na Liga das Nações. Foi também o primeiro triunfo após o retorno de Bernardinho ao comando da equipe.
O Brasil entrou em quadra tentando se recuperar da derrota na estreia para Cuba e fez um primeiro set brilhante. Com nove pontos, o oposto Darlan comandou a vitória por 25 a 13, dando impressão de que a seleção poderia até vencer com facilidade.
Mas os argentinos, que ainda lutam por pontos no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para ficar com uma das cinco vagas ainda em disputa para as Olímpiadas, reagiram e com um bom saque e uma noite inspirada do trio Bruno Lima, Palonsky e Vicentín passaram a dominar a partida, virando com parciais de 25/10 e 25/19.
Como em todo clássico, a rivalidade se fez presente em quadra. No começo da terceira parcial, os jogadores das duas seleções se entranharam na rede, com o levantador Bruninho atravessando para o lado argentino para cobrar as provocações.
Bernardinho mudou algumas peças e fez uma alteração decisiva. Sacou Bruninho e escalou Fernando Cachopa. O levantador gaúcho entrou e mudou o rumo do confronto, explorando muito as jogadas com os centrais. Dessa forma, o Brasil conseguiu vencer o quarto set por apertados 25/23, e forçou a disputa do tie-break.
Empurrada pela torcida, a seleção brasileira contou com um excelente quinto set do ponteiro Lucarelli e não deu chances para os argentinos. O placar final de 15/11 assegurou a vitória, que deixa o Brasil em décimo na classificação da Liga das Nações.
— A gente gosta muito de ganhar da Argentina, de clássicos. É importante ter esses confrontos difíceis, esses teste. Queremos brigar por título e queremos evoluir como time para chegar em Paris no mais alto nível— afirmou Fernando Cachopa ao canal Sportv.
Com 20 acertos, Darlan foi o maior pontuador brasileiro. Além dele, destaque para os pontas Lucarelli, com 17, e Adriano, com 15. Os centrais Isac e Flávio marcaram 11 e 10 pontos, respectivamente.
O maior marcador da partida foi o argentino Bruno Lima, que defende o Vôlei Renata de Campinas (SP). O oposto terminou com 21 pontos. Vicentín fez 19, e Palonsky marcou 18 pontos.
A seleção voltará à quadra nesta sexta-feira (24) para enfrentar a Sérvia, que venceu o Irã na estreia, mas que nesta quinta foi derrotada pelo Japão por 3 a 0, parciais de 25/16, 25/20 e 25/22. Os japoneses lideram a competição ao lado de Polônia, Cuba e Eslovênia, que também estão com duas vitórias.