O brasileiro Caio Souza conquistou nesta sexta-feira (24) o tricampeonato individual geral do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística. A competição está sendo realizada em Santa Marta, na Colômbia, e o ginasta de 30 anos fez 81.134 pontos na soma geral dos seis aparelhos. O chileno Luciano Letelier ficou com a prata e o argentino Santiago Mayol garantiu o bronze.
Caio iniciou sua apresentação no solo e recebeu 13.200. Na sequência, o carioca fez 12.6333 no cavalo com alças e se manteve entre os primeiros. Nas duas rodadas seguintes, 13.967 nas argolas e 14.100 no salto, o que o colocou na liderança, que foi confirmada com 13.867 nas barras paralelas e 13.367 na barra fixa.
Para Caio, a importância do resultado vai além de repetir os títulos de 2021 e 2022. Até o momento, ele não tem vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Paris, já que teve seu ciclo prejudicado por conta de uma grave lesão. Em agosto do ano passado, quando se preparava para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, sofreu ruptura total do tendão de Aquiles da perna esquerda durante um treinamento.
Recuperado, mas sem ritmo, voltou a competir em fevereiro deste ano, durante as etapas da Copa do Mundo que iriam dar vagas para provas individuais. Porém, ele não se classificou e agora está na disputa interna para ser o indicado da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) para ocupar a segunda vaga individual geral do País. Diogo Soares já é o dono da primeira cota.