O Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística teve início nesta quarta-feira (22) em Santa Marta, na Colômbia, e o Brasil conquistou suas duas primeiras medalhas de ouro, com as equipes feminina e masculina.
Entre as mulheres, Andreza Lima (Grêmio Náutico União-RS), Carolyne Pedro (Cegin-PR), Gabriela Barbosa (Pinheiros-SP), Hellen Benevides (Flamengo-RJ) e Luiza Abel (Grêmio Náutico União) somaram 153.334 pontos nos quatro aparelhos e superaram o Canadá, prata com 150.433, e o México, bronze com 150.100 pontos. Josiany Calixto (Cegin) foi a reserva.
O time masculino do Brasil teve Diogo Soares (Flamengo-RJ), Caio Souza, Lucas Bitencout (Minas Tênis Clube-MG), Patrick Sampaio (Pinheiros) e Tomás Florêncio (Agith São Caetano-SP). Gabriel Barbosa (Minas Tênis Clube) foi o reserva. Os brasileiros somaram 241.067 para assegurar o título. A Colômbia fez 235.266 e garantiu a prata. Enquanto a Argentina, com 235.234 pontos, levou o bronze.
Classificado para os Jogos Olímpicos de Paris, Diogo Soares utiliza o Pan como preparação para o megaevento esportivo.
— Ele vai usar essa competição como preparação para Paris. Em Santa Marta, teremos a disputa no individual geral, que tem o mesmo formato que ele vai encarar nos Jogos Olímpicos, tendo de fazer os seis aparelhos. Além disso, a marca da aparelhagem na Colômbia é a mesma dos Jogos, e isso é importantíssimo. É fundamental que os atletas acumulem experiência com aparelhos desse tipo — comenta Hilton Dichelli Júnior, coordenador da ginástica artística masculina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
A competição prosseguirá na quinta-feira (23) com as disputas da categoria juvenil. Na sexta-feira estão programadas as finais do individual geral no adulto, tanto feminino como masculino. As finais por aparelho serão disputadas no sábado e no domingo.