Ao contrário da Série A do Brasileirão, que interrompeu sua disputa por duas semanas, as demais competições do futebol nacional não foram paralisadas em razão da enchente no Rio Grande do Sul. Sendo assim, os clubes gaúchos envolvidos, longe dos grandes holofotes, foram os únicos nas suas divisões que ficaram sem atuar desde o início da catástrofe no Estado e, agora, preparam-se para retomar o calendário nesta semana.
São seis times gaúchos envolvidos nas demais divisões do Brasil na temporada 2024. Na Série C estão Caxias, São José e Ypiranga, enquanto na Série D estão Avenida, Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo. A primeira equipe do Estado que voltará a campo nestas divisões será o Zeca, que enfrentará o Volta Redonda nesta quarta-feira (29), no estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre — esta será a primeira partida oficial do RS após os alagamentos. Confira abaixo quando voltam a campo os times gaúchos.
Série C
Na Terceira Divisão, Caxias, São José e Ypiranga disputaram apenas duas partidas, porém, a competição seguiu e já está em sua sexta rodada. Em jogo recuperado da terceira rodada, o Zequinha enfrentará o Volta Redonda às 18h30min, na zona norte da Capital. Com o objetivo de reduzir o efetivo de forças policiais e de saúde no local, a partida não será aberta ao público.
Na quinta-feira (30) será a vez de o Ypiranga voltar a jogar. O último jogo do Canarinho foi a vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, pela Copa do Brasil, em 1º de maio. Agora, em confronto remarcado da quarta rodada da Série C, o time de Erechim irá receber o Figueirense, às 16h, no Colosso da Lagoa.
O time catarinense também será o rival da volta aos gramados do Caxias, três dias depois. Em jogo válido sétima rodada da Série C, as equipes vão se enfrentar no estádio Centenário, às 16h30min de domingo (2). O Grená está sem atuar desde 28 de abril, quando ficou no 1 a 1 com o Botafogo, na Paraíba.
Os jogos:
Quarta-feira, 29/5
- 18h30min – São José x Volta Redonda
Quinta-feira, 30/5
- 16h – Ypiranga x Figueirense
Domingo, 2/6
- 16h30min – Caxias x Figueirense
Série D
Na Quarta Divisão, o cenário ficou ainda mais complicado. Como a competição começou uma semana depois da Série C, apenas uma rodada havia sido disputada por Avenida, Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo. Enquanto isso, os demais times seguiram a disputa do torneio. No Grupo 8, dos gaúchos, o Cascavel já disputou cinco partidas, enquanto os catarinenses Hercílio Luz, Barra e Concórdia fizeram quatro.
Ainda sem a remarcação das rodadas atrasadas, os três times do RS voltarão a atuar no próximo final de semana. O primeiro será o Avenida, que receberá o Barra, no sábado (1º), às 15h30min. A equipe de Santa Cruz do Sul buscará o primeiro ponto na competição, já que perdeu na primeira rodada para o Cascavel.
No mesmo dia, o Brasil de Pelotas irá enfrentar o Hercílio Luz, em Tubarão-SC, às 17h30min. O clube também buscará seu primeiro ponto na Série D, pois foi derrotado pelo Concórdia na estreia. No tempo sem atuar, o Xavante teve de lidar com o atraso de salários em razão de atraso no pagamento dos patrocinadores. Em campo, fez dois jogos-treino diante do Bagé, da Divisão de Acesso.
No domingo (2) será a vez de o Novo Hamburgo atuar. O time do Vale do Sinos, que já conquistou um ponto da Série D, irá visitar o Cascavel, às 16h, no interior do Paraná. No período sem jogos, o Anilado fez um jogo-treino com o Esportivo, em Bento Gonçalves.
Os jogos:
Sábado (1º/6)
- 15h30min – Avenida x Barra-SC
- 17h30min – Hercílio Luz x Brasil de Pelotas
Domingo (2/6)
- 16h – Cascavel x Novo Hamburgo