- CBF aceitou auxiliar financeiramente os clubes gaúchos para custear a logística de treinamentos e de jogos como mandantes fora dos seus estádios
- Jogos atrasados serão recuperados em datas Fifa ou livres, em eventuais eliminações de Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana
- Última rodada do Brasileirão está mantida para 8 de dezembro
Em Conselho Técnico realizado na sede da CBF nesta segunda-feira (27), os clubes da Série A do Brasileirão decidiram por unanimidade manter a última rodada da competição para 8 de dezembro, como estava previsto inicialmente. Por esta razão, os jogos atrasados dos clubes gaúchos serão recuperados durante as datas Fifa, que antes seriam de folga, ou em datas que ficarem livres com eventuais eliminações em Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.
A hipótese de acabar com o rebaixamento no Brasileirão 2024, que foi levantada por Renato Portaluppi, não foi debatida pelos clubes. Por outro lado, foi definido que mandos de campo poderão ser alterados para facilitar os deslocamentos de Grêmio, Inter e Juventude e para que haja mais tempo para a recuperação dos estádios afetados pela enchente.
Em reunião preliminar com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que envolveu apenas os dirigentes dos clubes gaúchos e da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), foi aprovado que a confederação nacional dará um auxílio financeiro às equipes para arcar com despesas de logística, como treinamentos em São Paulo e uso de estádios em outras cidades. O valor será definido após uma análise do departamento financeiro da entidade e dos times.
Um pedido que será analisado pela CBF é de jogos em campo neutro no segundo turno, quando Grêmio e Inter voltarão a enfrentar os times que receberam fora da Arena e do Beira-Rio. Por exemplo: quando o Tricolor enfrentar o Bragantino no segundo turno, esta partida não seria em Bragança Paulista, mas em um estádio neutro, assim como irá ocorrer no primeiro turno, quando o jogo será no Couto Pereira, em Curitiba. Para isso acontecer, porém, seria necessário um acordo entre os clubes.
Datas Fifa de 2024 que serão utilizadas
- 2 a 10 de setembro - Eliminatórias para a Copa do Mundo
- 7 a 15 de outubro - Eliminatórias para a Copa do Mundo
— Foi a solução possível dentro do calendário brasileiro. Em relação aos clubes do Sul, solicitamos apoio institucional da CBF às demandas que os clubes fizeram ao governo federal e um apoio aos custos operacionais por terem que jogar fora de casa como mandante. E que se cuide da segurança pública — disse Alessandro Barcellos, presidente do Inter.
Já o presidente Alberto Guerra, do Grêmio, destacou durante a reunião que o equilíbrio do Brasileirão está comprometido e pediu medidas para minimizar tal situação:
— Tive a oportunidade de manifestar que o equilíbrio técnico da competição está prejudicado. Para tentar minimizar, fizemos a proposta para flexibilizar a norma da CBF de inverter mandos de campo. E uma segunda possibilidade seria de jogar em dois campos neutros, minimizando o desequilíbrio técnico. A CBF prometeu ser sensível e estudar o nosso caso.
Além dos presidentes de Grêmio e Inter, Fábio Pizzamiglio, do Juventude, e Luciano Hocsman, da FGF, estiveram presentes no Conselho Técnico, no Rio de Janeiro.