A Uefa aumentou a premiação para os clubes que participam da Champions League, torneio que terá novo formato a partir da próxima temporada. Quem for campeão em 2024/25 pode receber até 200 milhões de euros — mais de R$ 1 bilhão —, pela campanha vitoriosa, mais outras receitas como bilheteria, segundo cálculos do jornal espanhol "As".
O aumento da premiação pela Champions e outros torneios foi aprovado pelo Comitê Executivo da Uefa nesta quarta-feira (7). O órgão da confederação europeia prevê que as competições masculinas de clubes gerarão 4,4 bilhões de euros, ou R$ 23,5 bilhões, no ciclo entre 2024 e 2027.
O montante disponível para distribuição aos clubes participantes deve ser de 3,3 bilhões de euros, sendo que quase 75% disso ficará com os clubes que disputarem a Champions League, 17% com os integrantes da Liga Europa, e 8,6% para os da Liga Conferência.
A Liga dos Campeões terá novo formato a partir da próxima temporada. Serão 36 clubes na chamada "fase de liga", ou seja, quatro times a mais do que no atual modelo da fase de grupos com 32 participantes. O atual campeão da competição é o Manchester City.