O futuro da Seleção Brasileira ainda é incerto. Carlo Ancelotti renovou com o Real Madrid até metade de 2026 e não deve treinar o Brasil neste ciclo de Copa do Mundo. Com isso, a vaga de treinador é uma incógnita.
Fernando Diniz vem treinado de forma interina a Seleção desde o fim do trabalho de Tite. Contudo, ele também seguiu como técnico do Fluminense, ou seja, não conseguindo dar 100% de atenção ao time canarinho. Com a proximidade da Copa América em 2024 e com resultados abaixo das expectativas nas últimas partidas das Eliminatórias, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) precisa agir.
No entanto, a CBF vive crise interna, está em disputa política e precisa resolver esses assuntos antes de decidir quem será o treinador para o ciclo, cujo objetivo é a disputa da Copa do Mundo de 2026.
Cinco opções para treinar a Seleção Brasileira
Fernando Diniz
O comandante interino do Brasil até o momento é uma opção bastante viável pelo momento que a CBF vive e pela sua situação como treinador. Vencedor da Libertadores pelo Fluminense e com um estilo de jogo que chamou a atenção no Mundial de Clubes, Diniz pode ser efetivado no cargo.
Para isso, provavelmente teria que deixar o trabalho no clube carioca para dedicar todas as atenções à Seleção Brasileira.
José Mourinho
Sem Carlo Ancelotti e pensando em um outro estrangeiro consagrado no futebol mundial, José Mourinho seria uma opção para assumir o Brasil. No momento, o português treina a Roma, mas já houve notícias de que ele teria interesse em treinar a Seleção.
Mourinho tem contrato até o final de junho com o clube italiano e não deverá renovar. Com isso, estaria livre para assumir um novo trabalho. Entretanto, o futebol saudita tem interesse no português.
Abel Ferreira
O treinador que mais venceu no futebol brasileiro desde 2020 seguirá no Palmeiras em 2024. Contudo, sem Ancelotti no cargo, a CBF pode querer investir mais pesado no português. Abel Ferreira já disse que pensa apenas em treinar a equipe paulista e 2024 pode ser seu último ano no futebol brasileiro.
Porém, muitos torcedores e pessoas ligadas ao esporte no Brasil apoiam o português no comando da Seleção Brasileira. No início de 2023, Felipão — treinador do Penta — demonstrou apoio a Abel, caso ele assumisse o comando do Brasil.
Renato Portaluppi
Ainda sem renovar com o Grêmio para 2024, Renato pode surgir como uma opção para a Seleção Brasileira. Nos últimos anos, mesmo quando Tite estava no cargo, seu nome vinha sendo ventilado como possível substituto.
Há poucos dias, em entrevista para GZH, o treinador gremista afirmou que tem o desejo de treinar o Brasil e que já atingiu as metas para merecer um convite. O acerto entre Renato e o Tricolor está bem encaminhado, mas essa notícia da renovação de Ancelotti pode mudar alguns rumos no futebol brasileiro.
Jorge Jesus
Pensando em mais um estrangeiro que fez sucesso no futebol brasileiro, o português Jorge Jesus surge como uma opção. Ele foi o comandante do Flamengo que venceu basicamente tudo no Brasil e na América do Sul em 2019, mas depois voltou ao futebol europeu para dar seguimento a sua carreira.
Sem sucesso na Europa, Jesus atualmente está na Arábia Saudita, onde treina o Al-Hilal, equipe de Neymar. O clube lidera o campeonato local com sete pontos de vantagem e o trabalho do português é elogiado por lá. Em março deste ano, o treinador se colocou à disposição da CBF, questionando: "quem não gostaria de treinar o Brasil?"