A última rodada da fase de grupos da Champions League ocorre nesta semana. Dez equipes já estão classificadas às oitavas de final, ou seja, restam seis vagas em aberto. Após as 16 partidas também serão conhecidos os times que vão para o mata-mata da Liga Europa — terceiro colocado de cada grupo.
Além da classificação, há dois clubes que podem terminar a primeira fase do torneio com 100% de aproveitamento. O Real Madrid e o atual campeão Manchester City precisam vencer para encerrar a fase de grupos com 18 pontos.
Confira o cenário de cada grupo
GRUPO A
O Bayern de Munique já está classificado e com o primeiro lugar garantido. Pela segunda vaga, três equipes estão na disputa. O Manchester United recebe a equipe alemã no Old Trafford e precisa vencer para sonhar em avançar.
No outro duelo, entre Copenhague e Galatasaray, o vencedor se classifica, independentemente do resultado da outra partida. Contudo, em caso de empate entre os dinamarqueses e os turcos, o United consegue passar de fase com uma vitória contra o Bayern.
GRUPO B
O Arsenal já tem a primeira posição garantida nessa chave. Na última rodada, a equipe inglesa joga na Holanda contra o PSV Eindhoven, que é o segundo colocado do grupo e precisa de apenas um empate para avançar.
O Sevilla já está eliminado e tem apenas chance de se classificar à Liga Europa. Para isso, precisa vencer o Lens, na França. A equipe francesa, entretanto, para chegar às oitavas da Champins League, precisará vencer, torcer por uma derrota do PSV e tirar quatro gols de saldo.
GRUPO C
O Real Madrid já tem o primeiro lugar garantido e pode chegar aos 100% de aproveitamento. Para isso, os espanhóis precisam vencer o Union Berlin, na Alemanha. Em sua primeira participação na Champions League, o clube alemão pode no máximo alcançar a terceira posição no grupo.
Na briga pela segunda vaga, Napoli e Braga vão se enfrentar na Itália. Os italianos jogam por um empate e podem perder por até um gol de diferença. O time português precisam abrir vantagem de dois gols para superar o saldo de gols em caso de vitória.
GRUPO D
Nesse grupo, os classificados já estão definidos. Contudo, Inter de Milão e Real Sociedad duelam, na Itália, valendo a primeira posição. A equipe espanhola tem a vantagem do empate, por ter dois gols a mais de saldo.
Na briga pela Liga Europa, o RB Salzburg está praticamente classificado. O Benfica precisará vencer, na Áustria, por três gols de diferença para conseguir ficar em terceiro.
GRUPO E
Outra chave em que os classificados já estão definidos. Atlético de Madrid e Lazio estão garantidos, mas vão se enfrentar na última rodada valendo a liderança. A partida será na Espanha e os donos da casa podem até empatar.
Feyenoord e Celtic fazem o outro duelo, que não vale nada, uma vez que a equipe holandesa já está com o terceiro lugar assegurado.
GRUPO F
O considerado "grupo da morte" ainda tem disputa. O Borussia Dortmund já está classificado e recebe o Paris Saint-Germain, na Alemanha. O clube francês está em segundo, com sete pontos, três a menos que os alemães. Caso o PSG vença por dois gols de diferença, consegue a classificação e a liderança do grupo.
No outro duelo, Newcastle e Milan se enfrentam na Inglaterra. Quem vencer precisará torcer por um tropeço do PSG. No caso da equipe inglesa, um triunfo simples e um empate na outra partida já é suficiente. O clube italiano, no entanto, caso Borussia e PSG empatem, precisará vencer por cinco gols de diferença. Um placar igual entre Newcastle e Milan classifica a equipe francesa mesmo que ela perca.
GRUPO G
O grupo todo está praticamente definido. O Manchester City, primeiro colocado, pode garantir o 100% de aproveitamento em caso de vitória na Sérvia, contra o Estrela Vermelha. O RB Leipzig também está com a vaga assegurada e vai receber o Young Boys, que ocupa a terceira posição.
No caso de uma improvável vitória do clube sérvio contra o City, além de uma derrota da equipe suíça, é o Estrela Vermelha que garante a vaga na Liga Europa.
GRUPO H
Por fim, no último grupo, o Barcelona está classificado e próximo de garantir a primeira posição. Para isso, precisará vencer ou empatar com o Royal Antwerp, na Bélgica.
A disputa é mesmo pela segunda vaga. Em Portugal, Porto e Shakhtar Donetsk se enfrentam e prometem fazer um jogo equilibrado. Quem vencer avança, enquanto o empate favorece a equipe portuguesa por conta do saldo de gols.
Horários e onde assistir aos jogos da 6ª rodada da Champions League
Terça-feira (12)
- PSV x Arsenal - 14h45min (TNT e HBO Max)
- Lens x Sevilla - 14h45min (Space e HBO Max)
- Union Berlin x Real Madrid - 17h (HBO Max)
- Manchester United x Bayern de Munique - 17h (TNT e HBO Max)
- Napoli x Braga - 17h (HBO Max)
- RB Salzburg x Benfica - 17h (HBO Max)
- Copenhague x Galatasaray - 17h (HBO Max)
- Inter de Milão e Real Sociedad - 17h (Space e HBO Max)
Quarta-feira (13)
- Estrela Vermelha x Manchester City - 14h45min (TNT e HBO Max)
- RB Leipzig x Young Boys - 14h45min (Space e HBO Max)
- Atlético de Madrid x Lazio - 17h (Space e HBO Max)
- Borussia Dortmund x PSG - 17h (TNT e HBO Max)
- Newcastle x Milan - 17h (HBO Max)
- Royal Antwerp x Barcelona - 17h (HBO Max)
- Porto x Shakhtar Donetsk - 17h (HBO Max)
- Celtic x Feyenoord - 17h (HBO Max)