Enner Valencia voltou ao palco onde marcou o primeiro gol com a camisa do Inter, o Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na noite desta quinta-feira (7). Foi pela estreia de Argentina e Equador nas Eliminatórias. E os atuais campeões mundiais levaram a melhor, com gol de Messi, no segundo tempo, e venceram por 1 a 0.
Na etapa inicial, tanto o argentino quando o equatoriano não conseguiram se sobressair sobre as defesas, com o atacante colorado muito isolado. Messi bem que insistiu. Aos 3, recebeu no lado direito, deixou a marcação para trás e tentou acionar Lautaro Martínez, mas parou em Galíndez.
Aos 15, Mac Allister escorou. Lautaro deixou passar e Messi chegou batendo de primeira, perto do alvo. Aos 35, um lance que deixou aflitos os torcedores colorados. Valencia sofreu falta e ficou caído no gramado com dores na perna esquerda. Sorte que foi apenas um susto.
Na volta do intervalo, os argentinos se jogaram ao ataque. Aos 12, Lautaro tocou para Messi, que deixou para Tagliafico que, da entrada da área, bateu forte por cima do gol. O ímpeto ofensivo, contudo, deixou espaços na defesa. Aos 14, Valencia recebeu e foi para cima de Romero, mas acabou desarmado dentro da área.
Aos 15, Dí Maria foi chamado por Lionel Scaloni. Aos 31, foi a vez de Julián Álvarez. As mudanças surtiram efeito. Ou melhor, pareceram ter inspirado Messi. Aos 32, ele acertou uma bela cobrança de falta, no canto direito de Galíndez, que nada pôde fazer, garantindo o triunfo.
A Argentina, que com a vitória soma três pontos, volta a campo na terça-feira (12), às 17h, contra a Bolívia, no Hernando Siles, em La Paz. O Equador tem três pontos negativos. Isso por conta da punição envolvendo o jogador Byron Castillo nas últimas Eliminatórias. Também na terça, mas às 18h, terá a oportunidade de diminuir o prejuízo, diante do Uruguai, no Casa Blanca, em Quito.
Com o gol anotado, Messi igualou Luis Suárez, do Grêmio, como maior artilheiro da história das Eliminatórias. São 29 gols em 61 jogos. O uruguaio tem 29 em 62 partidas.