Todo início de ciclo para uma Copa do Mundo é marcado por novidades. Visando o Mundial de 2026, o técnico Fernando Diniz realizou sua primeira convocação para as rodadas iniciais das Eliminatórias Sul-Americanas, e chamou três jogadores que ainda não vestiram a camisa da Seleção principal.
Em meio a atletas experientes, Caio Henrique, Nino e Lucas Perri são as novidades para os jogos contra a Bolívia (8/9) e o Peru (12/9). A lista de Diniz também conta com dois jovens, André e Vanderson, mas ambos estrearam pelo Brasil nos últimos amistosos, quando o técnico era o interino Ramon Menezes.
Caio Henrique: ex-Grêmio e consolidado no futebol francês
Caio Henrique é conhecido do torcedor do Grêmio. O lateral-esquerdo revelado pelo Santos foi comprado no início da carreira pelo Atlético de Madrid. No entanto, ele não teve oportunidades na equipe principal e foi emprestado para algumas equipes até chegar onde está atualmente.
Em 2018, atuou pelo Paraná Clube. Em 2019, jogou no Fluminense e, em 2020, foi reforço do Grêmio, mas fez apenas seis jogos pelo Tricolor. Ao retornar do empréstimo, Caio foi contratado pelo Mônaco. Na equipe francesa, ele se firmou como titular e começou a chamar a atenção da Seleção.
A lateral esquerda é uma posição em aberto no Brasil. Renan Lodi foi o outro convocado para a posição nos jogos das Eliminatórias, enquanto na Copa do Mundo de 2022 os jogadores chamados para a função foram Alex Sandro e Alex Telles.
Nino: homem de confiança de Diniz
Nino é um jogador de confiança de Diniz. Capitão do Fluminense e um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro, ele será estreante na Seleção, mas essa não é a sua primeira convocação.
Além de fazer parte da equipe brasileira medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, Nino foi chamado para os amistosos em junho deste ano, porém, ele sofreu uma lesão e foi cortado.
A briga pela titularidade na zaga será contra Gabriel Magalhães e Ibañez, uma vez que a outra vaga é do capitão Marquinhos, um dos mais experientes na Seleção.
Lucas Perri: contou com a sorte e a competência
Na convocação inicial de Diniz, o terceiro goleiro, além de Alisson e Ederson, foi Bento, do Athletico-PR. No entanto, o jogador do Furacão sentiu uma lesão e Lucas Perri, do Botafogo, foi chamado para o seu lugar.
Considerado um dos principais goleiros do Brasileirão, Perri vem auxiliando o líder do campeonato com defesas importantes e se consolidando na equipe após passagens por empréstimo em outros clubes.
O terceiro goleiro dificilmente joga, ainda mais tendo Alisson e Ederson, destaques no futebol inglês, como concorrentes. No entanto, esse é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo feito, assim como Weverton, do Palmeiras, recebeu no último ciclo.