Quase quatro anos após o último evento no Canadá, o UFC está de volta ao país neste sábado (10). As 11 lutas programadas para o evento serão transmitidas na íntegra pelo serviço de streaming UFC Fight Pass.
Encabeçando o card principal, Amanda Nunes, a "Leoa", defende seu cinturão peso-galo contra a mexicana Irene Aldana. Duplamente campeã no Ultimate, a brasileira também reina como campeã peso-pena desde 2019.
Em sua última apresentação dentro do octógono, Amanda recuperou o título peso-galo em julho do ano passado, ao superar Julianna Peña na decisão unânime dos juízes. Em dezembro de 2021, no primeiro encontro entre as atletas, Nunes foi finalizada por Peña no segundo round de luta. O cartel da Leoa é de 22 vitórias e apenas cinco derrotas.
Tentando desbancar a brasileira, Irene Aldana vem de nocautes sobre Yana Santos e Macy Chiasson no UFC. Se vencer Amanda Nunes, a mexicana se juntará aos compatriotas Brandon Moreno (campeão peso-mosca), Alexa Grasso (campeã peso-mosca feminino) e Yair "El Pantera" Rodríguez (campeão interino peso-pena) na galeria de campeões da organização. Atualmente ocupando a quinta colocação na divisão peso-galo feminino, Aldana possui um cartel de 14 vitórias e seis reveses.
No segundo combate mais importante do UFC 289, Charles "Do Bronx" Oliveira volta ao octógono de olho num title-shot na divisão dos leves. Ex-campeão da categoria, o paulista perdeu o título para o russo Islam Makhachev, em outubro do ano passado. Antes, Do Bronx havia defendido o cinturão contra Michael Chandler, Dustin Poirier e Justin Gaethje. Um triunfo sobre Beneil Dariush, neste sábado, pode encaminhar o brasileiro para uma nova disputa de título.
Nascido e criado no Irã, Beneil Dariush se mudou para os Estados Unidos aos nove anos de idade. Em 2007 começou a treinar jiu-jitsu, alcançando a faixa-preta cinco anos depois. Estreou no UFC em 2014 com vitória por finalização sobre Charlie Brenneman, no primeiro round de luta. Quase 10 anos após o ingresso no Ultimate, Dariush pode estar perto de disputar o título da divisão dos pesos leves.
O lutador da Kings MMA vem de oito vitórias consecutivas na organização, sendo duas por finalização, duas por nocaute e seis na decisão dos juízes. Atualmente ocupa a quarta colocação no ranking peso-leve do UFC.
No card preliminar, Maria Oliveira precisa se recuperar no Ultimate. Em suas primeiras três lutas, duas derrotas e apenas uma vitória. A atleta da Paraná Vale Tudo medirá forças contra a romena Diana Belbita, que também está devendo dentro do UFC: uma vitória em quatro confrontos. Quem perder o combate pode acabar entrando na lista de dispensas de Dana White, presidente da organização.
Todos os 22 lutadores escalados para o evento bateram o peso nesta sexta-feira (9), confirmando os 11 confrontos do UFC 289.
Onde assistir o UFC 289:
- O serviço de streaming UFC Fight Pass transmite o evento na íntegra a partir de 20h, no sábado (10).
Card principal - 23h
- Peso-galo (até 61,2 kg): Amanda Nunes x Irene Aldana
- Peso-leve (até 70,9 kg): Charles do Bronx x Beneil Dariush
- Peso-pena (até 66,3 kg): Dan Ige x Nate Landwehr
- Peso-meio-médio (até 77,5 kg): Adam Fugitt x Mike Malott
- Peso-médio (até 84,4 kg): Eryk Anders vs. Marc-Andre Barriault
Card preliminar - 20h
- Peso-médio (até 84,4 kg): Chris Curtis x Nassourdine Imavov
- Peso-pena (até 66,3 kg): Blake Bilder x Kyle Nelson
- Peso-mosca (até 57,2 kg): Jasmine Jasudavicius x Miranda Maverick
- Peso-galo (até 61,7 kg): Aiemann Zahabi x Aori Qileng
- Peso-palha (até 52,6 kg): Maria Oliveira x Diana Belbita
- Peso-mosca (até 57,2 kg): David Dvorak x Stephen Erceg