Em 16 de novembro de 2019, um dia antes da primeira infecção por covid-19 ser registrada no mundo, o palco do Ultimate desembarcava em São Paulo para o UFC 283. Ronaldo "Jacaré", Maurício "Shogun", Charles "Do Bronx" e Francisco "Massaranduba" foram alguns dos brasileiros que se apresentaram para mais de 10mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera.
Em 14 de março de 2020, já com a pandemia de coronavírus em andamento, o UFC Fight Night 170, que teve como sede o Ginásio Nilson Nélson, em Brasília, foi o primeiro evento na história do Ultimate que não teve a participação de público. Em 2023, o UFC já esteve no Brasil, mas na cidade do Rio de Janeiro. Na luta principal, Jamahal Hill venceu Glover Teixeira e ficou com o cinturão meio-pesado.
Após quase quatro anos e com a pandemia sob controle, o UFC retorna à cidade mais populosa da América Latina. Ainda sem local definido pela organização, o maior show de MMA do mundo ocorre em São Paulo no dia 4 de novembro. De acordo com os jornalistas Mike Bohn e Nolan King do site MMA Junkie, uma luta entre os pesos-pesados Jailton Malhadinho e Curtis Blaydes deve ser anunciada em breve pelo UFC.
Atualmente ocupando o número 4 no ranking peso-pesado da organização, Curtis "Razor" Blaydes vem de nocaute sofrido contra a sensação russa Sergei Pavlovich, em abril deste ano. Antes do revés, o americano vinha de vitórias sobre "Bigi Boy" Rozenstruik, Chris Daukaus e Tom Aspinall.
Em sua última apresentação no dia 13 de maio, o brasileiro Jailton "Malhadinho" Almeida ignorou Bigi Boy, aplicando uma finalização no rival aos 3min43s do primeiro round. Na nona colocação dos pesos-pesados e com um cartel de 19 vitórias e apenas duas derrotas na carreira, Malhadinho vem de 14 triunfos consecutivos, cinco deles dentro do Ultimate.
Mais detalhes do UFC São Paulo devem ser anunciados nas próximas semanas.