A japonesa Miyu Kato foi campeã nas duplas mistas em Roland Garros nesta quinta-feira (8), quatro dias depois de ter sido desclassificada na chave de duplas femininas por ter acertado uma bolada em uma gandula. Ao lado do alemão Tim Pütz, Kato derrotou na final a dupla formada pela canadense Bianca Andreescu e pelo neozelandês Michael Venus por 2 sets a 1 (4-6, 6-4 e 10-6).
— Estes últimos dias foram um desafio mental, depois da minha injusta classificação nas duplas femininas. Obrigado a todos os jogadores por suas sinceras mensagens de apoio. Hoje usei esta energia positiva na quadra — declarou a japonesa na quadra Philippe Chatrier, lendo um comunicado preparado de antemão.
A tenista de 28 anos, que tem três títulos de duplas no circuito da WTA ainda antecipou que não aceitará passivamente a eliminação em Paris.
— Agora espero um resultado favorável ao meu recurso para poder receber meu prêmio em dinheiro, meus pontos e recuperar minha reputação.
Kato e sua companheira indonésia, Aldila Sutjiadi, foram desclassificadas no último domingo, depois que a japonesa acertou involuntariamente uma bolada em uma gandula que estava no fundo da quadra.
A princípio, o juiz de cadeira aplicou apenas uma advertência, mas a dupla adversária, formada pela tcheca Marie Bouzková e a espanhola Sara Sorribes Tormo, protestou e pediu que o incidente fosse revisto, enquanto a gandula chorava e tremia por conta do ocorrido.
Kato e Sutjiadi foram desclassificadas, e a japonesa teve sua premiação retirada.
—Espero que a menina esteja bem e que possamos voltar a jogar contra Marie e Sara— declarou Kato.
* AFP