A final do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano, neste domingo (28), colocará frente a frente os dois dos times mais tradicionais do Estado. Santa Maria Soldiers e Porto Alegre Pumpkins se enfrentam às 14h, no Estádio dos Eucaliptos, na cidade da Região Central. As equipes reeditam a final do ano passado, vencida pelo Soldiers por 17 a 14 na prorrogação.
O campeonato, que é amador, reuniu seis equipes e mais de 300 atletas nesta edição. A final é chamada de "Gaúcho Bowl", em alusão ao Super Bowl, a final da NFL, a liga profissional dos Estados Unidos.
Com sete títulos gaúchos, o Soldiers vai em busca da oitava taça, que seria também o sexto título consecutivo. O time de Santa Maria chega invicto. Em três rodadas, sofreu apenas sete pontos e marcou 166. Por ter a melhor campanha, tem o mando de campo da final.
— Esperamos, mais uma vez, uma partida muito disputada. São duas equipes bem diferentes do ano passado, mas que devem fazer um jogo duro novamente. Queremos manter a hegemonia estadual, ainda mais jogando diante da torcida —analisa João Ilgenfritz, jogador do Soldiers.
Precursor no futebol americano no Estado, o Pumpkins foi o primeiro fundado no RS, em 2005, e é também o primeiro campeão gaúcho. Com quatro títulos conquistados, os porto-alegrenses querem quebrar a recente hegemonia do Soldiers para ganhar a quinta taça. A equipe também chega invicta, com 103 pontos marcados e 29 sofridos.
— Acreditamos que no ano passado deixamos a vitória passar entre nossos dedos. Foi duro e com um jogo muito equilibrado entre as equipes. Desde o ano passado, estamos estudando nossos erros. A derrota está muito presente em nossa memória e não queremos repetir isso novamente. Queremos o título — destaca o presidente e jogador do Pumpkins, Philipi Dias.
Os ingressos antecipados custam R$ 10 e podem ser comprados pela internet. Haverá venda também no estádio no dia do jogo ao preço de R$ 15. O Soldiers espera receber mais de 1 mil pessoas no Estádio dos Eucaliptos, alugado do Riograndense para a partida. O Gaúcho Bowl não terá show do intervalo com ídolos pop, como é comum no Super Bowl, mas terá atrações como a Banda do Exército na execução do Hino Nacional, sorteio de brindes no intervalo e DJ.
O Gaúcho Bowl de 2022 levou 1,2 mil torcedores ao Estádio dos Eucaliptos, em um domingo chuvoso de Santa Maria. O recorde estadual é de 2016, quando 12 mil pessoas preencheram parte do anel inferior do Beira-Rio em final conhecida como Gigante Bowl.
Como o esporte é amador, os atletas precisam arcar com todas as despesas para jogar. Eles pagam pelos equipamentos importados, viagens, alimentação e até aluguéis dos campos. Há ajuda de programas públicos de incentivo ao esporte, mas insuficientes. O Gauchão deste ano não teve nenhum patrocinador.