O Santa Maria Soldiers mantém a hegemonia no Rio Grande do Sul. Em final disputada no Estádio Presidente Vargas na tarde deste domingo (15), os santa-marienses derrotaram o Porto Alegre Pumpkins por 17 a 14, na prorrogação, e conquistaram a sétima taça do Gauchão de futebol americano. O título é também o quinto consecutivo do time.
O Gaúcho Bowl colocou frente a frente os dois times mais tradicionais do Estado: Pumpkins, o primeiro time fundado no Rio Grande do Sul, e Soldiers, o maior campeão gaúcho. Rivalidade que refletiu no placar apertado, decidido apenas na prorrogação. Douglas Rodrigues e Luís Becker marcaram os touchdowns dos donos da casa, já Quentin Williams pontuou duas vezes para os visitantes.
Os mais de 1,2 mil torcedores que foram ao estádio, viram um jogo marcado por dois tempos muito distintos. Nos dois primeiros quartos, muita chuva, partida morna e placar zerado. Porém, na etapa complementar, um duelo eletrizante, com touchdowns dos dois lados e placar igualado em 14 a 14.
Primeiro tempo
Assim que a bola oval voou, já foi possível ver o que seria a tônica inicial do jogo: muitas jogadas terrestres. A chuva durante todo o primeiro tempo deixou o campo encharcado e a bola escorregadia, o que dificultou as jogadas de passe. Com isso, os dois primeiros quartos terminaram zerados. O jogo previsível deixou as duas defesas afinadas, com tackles firmes, que impediram o avanço dos corredores.
Já no segundo quarto, as equipes começaram a arriscar um pouco mais. E com a ousadia, vieram também os erros: um fumble para cada lado. No último lance, ainda uma interceptação. O quarterback Douglas Rodrigues soltou o braço, mas o recebedor Luis Becker estava bem marcado e o passe foi interceptado pelo americano Quentin Williams, um dos destaques do Pumpkins.
Etapa complementar
Durante o intervalo, o sol começou a dar as caras no Presidente Vargas, o que já era indicativo de um terceiro quarto diferente. Se os dois primeiros quartos foram de um burocrático, a etapa final foi de muita emoção. Com a posse de bola na primeira campanha, o Soldiers abriu o placar. O quarterback Douglas Rodrigues viu seus recebedores bem marcados e resolveu com as próprias pernas. O jogador, que é um dos mais experientes do esporte no Rio Grande do Sul, correu as 18 jardas que o separavam da endzone e marcou o touchdown. Na sequência, o kicker Fabrício Santana acertou o chute extra, colocando 7 a 0 no placar.
Em desvantagem, o Pumpkins precisava responder logo. Para isso, o quarterback Nicolas do Canto apostou em seus alvos de confiança, os americanos Quentin Willians e Raymond Bradley. Mas, por ora, sem sucesso. O terceiro quarto terminou com a vantagem de uma posse de bola para os santa-marienses.
O último quarto foi eletrizante. Os porto-alegrenses foram pacientes para igualar o marcador e percorreram quase todo o campo para tirar o zero do placar. E coube ao americano Quentin Willians marcar o touchdown, após passe de 11 jardas do quarterback Nicolas do Canto. O kicker Eder Lopes acertou o chute extra e deixou o placar em 7 a 7.
Com o jogo empatado, a bola retornou ao Soldiers, que tratou de responder. Em um passe de 23 jardas, Douglas Rodrigues encontrou Luís Becker dentro da endzone, que fez a recepção e colocou os donos da casa na frente do placar mais uma vez. A conversão do ponto extra foi boa: 14 a 7.
Faltando apenas 50 segundos para fim do jogo, o Pumpkins foi para o tudo ou nada. Em jogadas rápidas, o time avançou pelo campo e empatou novamente. Nicolas lançou um passe de 21 jardas na direção de Quentin Williams, que anotou seu segundo touchdown. Lopes acertou o ponto extra, sacramentando o empate.
Prorrogação
Com o placar igualado no tempo normal, as duas equipes receberam uma chance extra de pontuar, seja com touchdown ou field goal, começando a campanha na linha de 25 jardas de ataque. Na primeira chance, o Pumpkins tentou um field goal, mas o chute foi bloqueado. Já o Soldiers foi efetivo. Com um field goal de 17 jardas, o kicker Fabrício Santana deu números finais à partida: 17 a 14.
Próximos passos
Agora, as duas equipes se preparam para a disputa da Brasil Futebol Americano (BFA), um dos campeonatos nacionais de elite. O Soldiers tem estreia prevista para 4 de junho, contra o União da Serra, de Caxias do Sul. Já o Pumpkins joga em 18 de junho diante do Canoas Bulls.