A tunisiana Ons Jabeur, número 2 do mundo e finalista de Wimbledon e do Aberto dos EUA em 2022, foi eliminada nesta quinta-feira (19) do Aberto da Austrália, ao perder na segunda rodada para a tcheca Markéta Vondroušová.
Vice-campeã de Roland Garros em 2019 e atual número 86 do ranking da WTA, Vondroušová fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 5/7 e 6/1, em 1h41min de partida.
A tunisiana não se encontrou em quadra no início da partida e perdeu o primeiro set em apenas 24 minutos. No segundo, chegou a abrir 4-1, mas a tcheca buscou o empate em 5-5. Três erros não forçados no game seguinte deram à europeia a chance da quebra, mas Jabeur se salvou e, logo depois, levou o jogo para o terceiro set.
A partir daí as coisas se complicaram rapidamente para a tunisiana, que perdeu cinco games consecutivos e se despediu do torneio em uma rodada que derrubou alguns favoritos, como o espanhol Rafael Nadal e o norueguês Casper Ruud, na chave masculina.
Na terceira rodada, Markéta Vondroušová vai enfrentar a compatriota Linda Fruhvirtová, de apenas 17 anos, que está em seu segundo Grand Slam. Atual 82ª do ranking, a juvenil eliminou a australiana Kimberly Birrell (167ª) em sets diretos (6/3 e 6/2).
Após eliminar Bia Haddad Maia, espanhola faz nova vítima
Surpresa ao derrotar a brasileira Bia Haddad Maia, 14ª cabeça de chave, a espanhola Nuria Párrizas Díaz derrubou mais uma rival nesta quinta. Em breves 72 minutos, ela despachou a russa Anastasia Potapova, 44ª do mundo, por 6/3 e 6/2.
Na terceira fase, a número 75 do mundo terá pela frente a Donna Vekić (64ª), que venceu a russa Liudmila Samsonova, 19ª pré-classificada, por fáceis 6/3 e 6/0, em 66 minutos de confronto.