E Bia Haddad Maia voltou a decepcionar em um Grand Slam. Na semana em que atingiu o melhor ranking da carreira, o 14º lugar, e foi apontada como possível surpresa do Aberto da Austrália, a brasileira acabou sucumbindo na estreia do primeiro Grand Slam do ano, ao ser derrotada pela espanhola Nuria Párrizas Díaz por 2 a 0, parciais de 7/6 (11) e 6/2, em 1h44min de partida disputada na manhã desta quarta-feira (18).
Bia entrou no torneio embalada pelos bons desempenhos em suas primeiras partidas da temporada e com o objetivo de apagar os resultados dos dois últimos Slam de 2022, quando já como cabeça de chave foi eliminada na estreia em Wimbledon e na segunda rodada no Aberto dos EUA.
Mas o desempenho diante da adversária de 31 anos, que ocupa a 75º posição na classificação da WTA e que tem como maiores conquistas dois títulos em torneios da série Challenger, a paulista não conseguiu jogar em alto nível.
A partida era para ter sido realizada ainda na madrugada de terça-feira (horário de Brasília), mas foi adiada por conta das condições climáticas. Nesta quarta, sofreu algumas mudanças de horário e até mesmo de quadra por conta da chuva.
E quando o confronto começou, Párrizas Díaz não se importou com o favoritismo da brasileira e conseguiu uma quebra de saque no terceiro game (2-1). Bia devolveu o break e igualou em 3-3 e com nova quebra chegou a 5-3 e saque, mas foi quebrada e viu o rumo da partida mudar totalmente.
A partir da igualdade em 5-5, a espanhola manteve um mental extremamente forte e passou a incomodar ainda mais o ritmo da 14ª cabeça de chave. No tie-break, Párrizas Díaz chegou a ter 6-1, mas desperdiçou todos os set points disponíveis. Com 6-6, o jogo se tornou imprevisível, mas sempre com a europeia tendo chances de fechar. E depois de 10 oportunidades, ela se valeu de um erro da brasileira para marcar 13-11 e largar em vantagem.
No segundo set, a espanhola manteve o ritmo e rapidamente fez 3-0, após quebrar o saque da paulista no segundo game. Bia ainda tentou reagir e diminuiu para 2-3, com quebra no quinto. Porém, perdeu o saque logo em seguida e nem mesmo a paralisação de cinco minutos por causa de uma leve garoa foi suficiente para devolver a brasileira ao jogo, tanto que Párrizas Díaz confirmou a vitória com uma quebra de serviço de zero, após uma dupla falta.
Visivelmente abatida, Bia deixou a quadra 15 rapidamente e acenou para os poucos brasileiros que foram acompanhá-la. Agora, ela terá que se concentrar na chave de duplas, onde defende o vice-campeonato da edição passada. Ao lado da chinesa Zhnag Shuai, ela irá estrear diante da parceria formada pela canadense Leylah Fernandez e a americana Bethanie Mattek-Sands, que tem dois títulos de duplas e um duplas mistas no torneio australiano.
Já Nuria Párrizas Díaz irá enfrentar na segunda rodada a russa Anastasia Potapova, que passou pela americana Sloane Stephens por 7/6 (2) e 6/4.
Demais resultados da 1ª rodada:
Varvara Gracheva (RUS) 2 x 0 Daria Kasatkina (RUS-8), 6/1 e 6/1
Lucrezia Stefanini (ITA) 2 x 1 Tatjana Maria (ALE), 3/6, 7/5 e 6/4
Zhang Shuai (CHN-23) 2 x 1 Patricia Țig (R)M), 6/1, 4/6 e 6/0
Magda Linette (POL) 2 x 0 Mayar Sherif (EGI), 7/5 e 6/4
Irina-Camelia Begu (ROM-27) 2 x 1 Elizabeth Mandlik (EUA), 3/6, 7/6 (1) e 6/1
Laura Siegemund (ALE) 2 x 1 Lucia Bronzetti (ITA), 2/6, 6/4 e 6/3
Lauren Davis (EUA) 2 x 1 Danka Kovinić (MNE), 1/6, 7/5 e 6/1
Donna Vekić (CRO) 2 x 1 Oksana Selekhmeteva (RUS), 6/2, 2/6 e 7/6 (10-7)
Markéta Vondroušová (CZE) 2 x 1 Alison Riske-Amritraj (EUA), 5/7, 6/1 e 6/4
Claire Liu (EUA) 2 x 0 Madison Brengle (EUA), 6/3 e 6/4