Depois de uma grande campanha nos torneios de preparação para Wimbledon, a brasileira Bia Haddad Maia acabou sendo eliminada na estreia do Grand Slam nesta segunda-feira (27). Cabeça de chave número 23, ela perdeu para a eslovena Kaja Juvan, 62ª do ranking, por 2 seta a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 6/2, em 1h56min de partida.
Bia entrou na competição apontada como uma possível surpresa, após ter vencido os dois primeiros WTA da carreira, em Nottingham e Birmingham, e de ter chegada às semifinais de Eastbourne, quando caiu para a tcheca Petra Kvitová, bicampeã de Wimbledon.
Número 28 do mundo, a melhor classificação de uma brasileira na história, a paulista de 26 anos não fez uma atuação segura e cometeu 34 erros não forçados, além de cinco duplas faltas.
Por outro lado, Juvan foi ganhando confiança a cada erro da adversária e apenas colocando a bola em quadra, deixando a responsabilidade para a brasileira, que errava bolas fáceis e não conseguia encontrar o ritmo ideal de jogo.
No set inicial, as duas jogadoras mantiveram o serviço até o 10º game, quando a eslovena conseguiu uma quebra e fechou em 6/4. Na segunda parcial, a brasileira começou melhor e conseguiu uma quebra no terceiro game e manteve-se à frente até o final, devolvendo o 6/4 e empatando o jogo.
A terceira parcial foi amplamente dominada por Kaja Juvan. Ela conseguiu quebrar o saque de Bia logo no segundo game e abriu 3-0 na sequência. A brasileira ainda tentou reagir, mas não com intensidade suficiente para ameaçar a eslovena, que garantiu vaga na segunda rodada.