Jessica Pegula e Coco Gauff, duas melhores tenistas dos Estados Unidos na ranking da WTA, iniciaram o Aberto da Austrália com vitória neste domingo (15) à noite (manhã de segunda-feira na Austrália), e confirmaram o bom momento do país, que tenta voltar a celebrar o título do Grand Slam após perder duas finais seguidas, com Danielle Collins ano passado e Jennifer Brady em 2021 - Sofia Kenin foi campeã em 2020.
Terceira colocada do ranking da WTA, Pegula arrasou a romena Jaqueline Cristian, 161ª do mundo, por 2 sets a 0, com direito a pneu no primeiro set. A americana, que encara na próxima fase a vencedora do duelo entre a tcheca Brenda Fruhvirtová e a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, não perdeu um set sequer ainda na temporada 2023. Ela fechou o jogo com 6/1 nas segunda parcial, após 57 minutos de confronto.
Quem também começou com vitória foi Coco Gauff, sétima favorita, que passou também sem muita dificuldade pela tcheca Katerina Siniaková por 2 a 0, parciais de 6/1 e 6/4. A próxima adversária será a britânica Emma Raducanu, que passou pela alemã Tamara Korpatsch por 6/3 e 6/2, e se recuperou recentemente de uma lesão no tornozelo. Ela venceu o Aberto dos EUA de 2021.
Amanda Anisimova, número 28 na lista de favoritas, foi a única americana que perdeu neste domingo. Ela caiu para Marta Kostyuk (61ª) por 6/3 e 6/4. A ucraniana encara agora a australiana Olivia Gadecki, que passou pela russa Polina Kudermetowa por 7/5 e 6/1.
Ainda neste domingo, a canadense Bianca Andreescu derrotou a tcheca Marie Bouzková, 25ª cabeça de chave, por 6/2 e 6/4 e enfrentará a espanhola Cristina Bucsa, que venceu a alemã Eva Lys por 2 a 1, parciais de 2/6, 6/0 e 6/2.
Sinner e Cerúndolo vencem no masculino
No masculino, o principal destaque deste domingo foi o italiano Jannik Sinner. Cabeça 15, ele confirmou o favoritismo ao derrotar o britânico Kyle Edmund por 3 sets a 0, com direito a pneu no segundo set e 11 games conquistados de forma consecutiva na partida. Fez 6/4, 6/0 e 6/2 e agora vai enfrentar o ganhador do duelo entre o argentino Tomás Etcheverry e o francês Grégoire Barrére.
O argentino Francisco Cerúndolo, 28º pré-classificado, eliminou o compatriota Guido Pella em sets diretos (6/4, 6/4 e 6/3) e na segunda fase pegará quem passar entre o francês Corentin Moutet e o chinêsWu Yibing.