Em sua primeira final de Grand Slam, a norte-americana Sofia Kenin derrotou neste sábado (1), a espanhola Garbiñe Muguruza, ex-líder do ranking mundial da WTA, por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/2 e 6/2 em 2h02 de partida e sagrou-se campeã do Aberto da Asutrália de tênis.
Com a vitória em Melbourne, Kenin repete os feitos da alemã Steffi Graf (1988), da francesa Mary Pierce (1995) e da suíça Martina Hingis (1997), que também venceram o torneio na terceira participação. O recorde pertence a sérvia naturalizada norte-americana Monica Seles, campeã logo em sua estreia em 1991.
A nova campeã de Grand Slam nasceu em Moscou, na Rússia, em novembro de 1998, mas família se mudou para os Estados Unidos quando ela tinha poucos meses. Seu pai, Alexander, era jogador amador de tênis, enquanto sua mãe, Lena, era enfermeira na ex-União Soviética. Eles se mudaram para Nova Iorque, em 1987, mas regressaram para o país natal para o nascimento da filha, de onde regressaram para o território norte-americano.
Sofia Kenin é apontada como um fenômeno do tênis feminino e comparada a Martina Hingis. Em sua trajetória profissional tem mais três títulos do circuito da WTA, além de quatro conquistas no circuito da ITF, que reúne torneios de menor premiação.
Os dois mil pontos acumulados no ranking mundial da WTA com o título na Austrália irão colocar a atual número 15 no top 10, a partir da próxima segunda-feira (3), quando a classificação será atualizada e ela passará a figurar em sétimo lugar.