A britânica Emma Raducanu escreveu neste sábado (11) uma das mais impressionantes páginas na história do tênis ao derrotar a canadense Leylah Fernandez em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/3, em uma hora e 51 minutos de partida, e se tornar campeã do Aberto dos Estados Unidos.
Em uma das finais mais jovens de todos os tempos em um torneio de Grand Slam, a jogadora de apenas 18 anos, nascida em Toronto, no Canadá, filha de pai romeno e mãe chinesa e que desde os dois anos reside em Londres com a família, superou a adversária que completou 19 no último dia 6 e conquistou o primeiro título da carreira no circuito profissional.
Número 150 do ranking mundial e com apenas três troféus de torneios do circuito da ITF, Raducanu precisou disputar o qualifying para entrar na chave principal em Nova Iorque e lá deu início a uma campanha histórica. Superou suas três rivais por 2 a 0, perdendo apenas 15 games, e garantiu presença no segundo Grand Slam de sua carreira, depois de atuar como convidada em Wimbledon, onde chegou às oitavas de final.
Com um jogo sólido e ótimas devoluções, a britânica foi superando todas as adversárias sem perder um set sequer e chegou à decisão com apenas 27 games perdidos em seis jogos, tornando-se a primeira jogadora a sair do qualificatório e disputar a decisão de um dos quatro maiores torneios do circuito mundial e a segunda fora do top-100.
A conquista de Emma Raducanu ainda quebrou um jejum de títulos da Grã-Bretanha, que desde 1977, quando Virginia Wade venceu em Wimbledon, não tinha uma jogadora campeã de Grand Slam. No Aberto dos Estados Unidos, a única vitória britânica havia ocorrido em 1968, com a mesma Wade, que estava presente na quadra central de Flushing Meadows neste sábado.
Título veio no terceiro match point
Raducanu começou melhor a decisão e depois de confirmar o saque, quebrou Fernandez logo no segundo game. Porém, a canadense se recuperou e devolveu a quebra na sequência, empatou em 2-2 e o set seguiu equilibrado até 4-4. Nesse momento, a britânica manteve o serviço e teve 15-40 no saque da adversária, que evitou a derrota e ainda salvou um terceiro set point. Porém, na quarta oportunidade, Emma não perdoou e fez 6-4, após 59 minutos.
A derrota no set inicial não desanimou Leylah Fernandez, que durante o torneio já havia conseguido viradas importantes e eliminado quatro favoritas, a japonesa Naomi Osaka, a alemã Angelique Kerber, a ucraniana Elina Svitolina e a bielorrussa Aryna Sabalenka. No terceiro game, a canadense quebrou o saque da rival e fez 2-1. Porém, não conseguiu manter a vantagem e ainda viu Raducanu chegar a 4-2, após duas quebras.
No oitavo game, a britânica teve dois match points no saque da canadense, mas não conseguiu fechar o jogo. Logo depois, foi a vez de Emma Raducanu se ver em situação delicada apesar da vantagem. Ela precisou evitar dois break points para finalmente assegurar o título com um ace, marcando 6-3 e garantindo um lugar na história do tênis.
Pela vitória, Raducanu ficou com um prêmio de 2,5 milhões de dólares (R$ 13 milhões 115 mil) e somou dois mil pontos no ranking mundial, o que a transformará na 24ª colocada quando a lista foir atualizada pela WTA na próxima semana.
Confira os números de Emma Raducanu no Aberto dos EUA:
Jogos: 10
Sets ganhos: 20
Sets perdidos: 0
Games vencidos: 121
Games perdidos: 50
Campanha:
Qualifiying -
6/1, 6/2 Bibiane Schools (HOL)
6/3, 7/5 Mariam Bolkvadze (GEO)
6/1, 6/4 Mayar Sherif (EGI)
Chave principal -
6/2, 6/3 Stefanie Voegele (SUI)
6/2, 6/4 Shuai Zhang (CHN)
6/0, 6/1 Sara Sorribes Tormo (ESP)
6/2, 6/1 Shleby Rogers (EUA)
6/3, 6/4 Belinda Bencic (SUI)
6/1, 6/4 Maria Sakkari (GRE)
6/4, 6/3 Leylah Fernandez (CAN)