A brasileira Laura Pigossi ganhou uma importante notícia no final da noite desta sexta-feira (13), começo da tarde de sábado em Melbourne. Após ser derrotada na rodada decisiva do qualificatório do Aberto da Austrália, ela ficou com uma vaga na chave principal do torneio, após as desistências da espanhola Paula Badosa e da australiana Ajla Tomljanovic.
Como era a segunda jogadora com melhor ranking, entre as eliminadas no classificatório, Pigossi acabou sendo chamada pela organização como "lucky loser", forma como são qualificados os tenistas eliminados na última rodada de um qualifying e que posteriormente herdam um lugar no quadro final de uma competição. Número 113 do mundo, a paulista havia sido derrotada pela holandesa Arianne Hartono.
Nona cabeça de chave, Badosa desistiu do primeiro Grand Slam da temporada, após sofrer lesão no músculo adutor durante o duelo de quartas de final do WTA 500 de Adelaide, contra a brasileira Bia Haddad Maia e sequer pode disputar a semifinal programada para esta sexta, contra a russa Daria Kasatkina.
A lesão de Tomljanovic foi no joelho. Ela chegou a treinar no complexo de Melbourne Park, mas não conseguiu se recuperar 100% e por isso optou por não disputar o torneio. Além de Pigossi, a outra jogadora beneficiada foi a francesa Léolia Jeanjean.
Esta será a segunda vez que Laura Pigossi disputará um dos quatro torneios do Grand Slam, Na anterior, em Wimbledon-2022, ela foi eliminada na estreia pela eslovaca Kristína Kučová.
A estreia da brasileira em Melbourne será diante da americana Caty McNally, que disputará a chave de duplas do Aberto da Austrália ao lado a também brasileira Luisa Stefani.