A brasileira Laura Pigossi, 113ª colocada do ranking da WTA, avançou à final do qualificatório do Aberto da Austrália, em Melbourne. A vaga da paulista para a rodada decisiva do torneio, que apontará 16 classificadas para o primeiro Grand Slam do ano, foi garantida sem precisar entrar em quadra, uma vez que a japonesa Misaki Doi sentiu uma lesão e não pode atuar.
Na estreia, a paulista havia derrotado a belga Magali Kempen, e agora vai encarar a holandesa Arianne Hartono, que está em 237º lugar na classificação mundial, e que passou pela local Destanee Aiava por 3/6, 6/3 e 7/6 (8). A partida está marcada para às 21h20 desta quarta, pelo horário brasileiro. Este será o segundo enfrentamento entre elas. No anterior, no saibro de Varsóvia (Polonia) em 2022, Pigossi foi derrotada em sets diretos.
— Não era a maneira que gostaria de ter avançado. Lamento por ela, espero que se recupere logo. De qualquer forma chego confiante para a última rodada do quali, com ritmo da minha primeira rodada e buscando essa vaga na chave principal — comentou Pigossi.
Os demais brasileiros no qualificatório australiano, os paulistas Matheus Pucinelli, Felipe Meligeni e Carolina Meligeni, foram eliminados ainda na primeira rodada.