A brasileira Laura Pigossi estreou com vitória nesta segunda-feira (9) no qualificatório do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, disputado em Melbourne. Diante da belga Magali Kempen, 210ª colocada do ranking mundial, ela cometeu apenas 18 erros não forçados contra 42 e venceu por 2 a 0, com um duplo 6/2, em 1h41min de partida.
— Consegui jogar super bem, bem estável no jogo. Ela é uma menina que gosta de comandar, atacar, mas ao mesmo tempo tem muitos altos e baixos. Sabia que precisava estar bem presente, jogar bem cada ponto, bem ativa de pernas para manter meu nível. Sabia que ela sacava bem e precisava fazer jogar todos os pontos e isso fez a diferença. Devolvi bastante bem e estou muito feliz — comentou Pigossi.
Laura ainda pode comemorar uma melhora de ranking. Na atualização divulgada nesta segunda, ela subiu cinco posições e agora ocupa o 113º lugar. Para garantir vaga na chave principal na Austrália, a tenista de 28 anos ainda precisa vencer mais duas partidas. Sua próxima rival será a experiente japonesa Misaki Doi, atual 308 do mundo, mas que em outubro de 2016 chegou à 30ª posição.
Felipe Meligeni cai diante de austríaco
Felipe Meligeni, 165 do mundo, bem que tentou e fez um jogo equilibrado diante do austríaco Sebastian Ofner, 193º da classificação da ATP. Porém, o europeu foi mais constante nos momentos decisivos e garantiu a vitória por 2 a 0, parciais de 7/6 (6) e 6/4, em confronto que eve 1h32min de duração.
O set inicial não teve nenhuma quebra e os dois jogadores foram para o tie-break, que ficou empatado até 6-6. Nesse momento, Ofner foi mais firme e abriu vantagem. Na segunda parcial o equilíbrio seguiu até o 10º game, quando o austríaco derrubou o saque do brasileiro e garantiu a vitória.
Mais brasileiros em quadra
Outros dois brasileiros irão estrear no qualificatório em Melbourne. Ainda na noite desta segunda, a paulista Carolina Meligeni irá enfrentar a sérvia Olga Danilovic. O confronto está marcado para começar às 22h35min (de Brasília).
No masculino, Matheus Pucinelli terá um duelo dificílimo contra o experiente francês Benît Paire, 33, que já ocupou o 18º lugar no ranking em 2016, mas que atualmente é apenas o 179º colocado. A partida deve iniciar às 21h20min.