O meia Patrick Machado inciou a passagem pelo Belenenses SAD, clube da segunda divisão de Portugal, com boas atuações. Recém-contratado, o jogador de 23 anos anotou uma assistência na estreia e, no último domingo (4), marcou um dos gols na vitória sobre o Nacional da Ilha da Madeira por 3 a 1.
Oriundo das categorias de base do Grêmio, Patrick se transferiu ao futebol português no início de 2022. A primeira parada em solo lusitano foi no Santa Clara, equipe da cidade de Ponta Delgada, reencontrando, inclusive, o ex-companheiro Lincoln. No entanto, acabou não sendo aproveitado no clube.
Na recente janela de transferências, rumou ao Belenenses SAD e começou com o pé direito. Em duas oportunidades, teve participação em dois gols - em ambos os casos, saindo do banco de reservas.
Na estreia, diante do Moreirense, ingressou no jogo com o placar adverso e precisou de 10 minutos para conceder a primeira assistência, na derrota por 3 a 2. Já na última partida, recebeu lançamento no lado direito, driblou o adversário e finalizou de perna esquerda para dar números finais ao triunfo por 3 a 1.
A mão de Renato
Em 2017, Patrick Machado despontou como o principal nome da base tricolor naquela temporada. Sob o comando de Renato Portaluppi, aos 18 anos, estreou na equipe profissional do Grêmio depois de se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Enquanto o clube mantinha o foco na busca pelo tricampeonato da Libertadores, o jovem recebera minutos com o time reserva no Campeonato Brasileiro.
Nos anos seguintes, alternou empréstimos e retornos ao Grêmio. Em 2018 e 2021, serviu Criciúma e Brasil de Pelotas respectivamente, na Série B do Campeonato Brasileiro. Nas temporadas 2019 e 2020, esteve no Grêmio e atuou em 28 jogos pelo time principal, anotando dois gols.