A 28ª rodada da Série B acabou com o Grêmio ganhando uma posição na tabela. A sofrida vitória contra o Vila Nova, na última sexta-feira (3), fez o Tricolor ultrapassar o Vasco, que perdeu para o Brusque no sábado, ficar a três pontos do Bahia, vice-líder, e abrir seis pontos do Londrina, primeira equipe fora do G-4 da competição.
As projeções da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das mais respeitadas do Brasil, apontam que o clube que alcançar 66 pontos garantirá acesso à Série A do Brasileirão — atualmente o Grêmio tem 47 e precisaria de mais 19 pontos para chegar à meta.
Por essas contas, seis vitórias e um empate fariam com que o Tricolor alcançasse a pontuação necessária para isso. Os 66 pontos representariam um aproveitamento de 57,8%, mais do que a equipe gaúcha tem atualmente (55,9%).
Por outro lado, levando em consideração a pontuação do quinto colocado (Londrina), para estar no G-4 hoje bastariam ao Grêmio 42 pontos, o que representaria 50% de aproveitamento no atual momento da competição — 41 do time paranaense mais um ponto, o que o garantiria entre os quatro primeiros.
Projetando os 50% ao final do campeonato, bastariam 57 pontos na 38ª rodada para garantir vaga na Série A do Brasileirão. Ou seja, mais quatro vitórias fariam com que o Tricolor alcançasse a pontuação necessária e ainda tivesse dois pontos de margem.