O Grêmio está negociando o empréstimo do meia Patrick ao Santa Clara, de Portugal. Como o jogador de 23 anos não está nos planos do técnico Vagner Mancini, a diretoria pretende cedê-lo por uma temporada, com opção de compra ao final do vínculo.
Depois de disputar a última Série B pelo Brasil-Pel, o atleta foi integrado ao time de transição, que disputará as duas rodadas iniciais do Gauchão. Porém, testou positivo para covid-19 e ficou de fora dos três jogos-treino realizados no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, durante a pré-temporada, contra São José, Próspera-SC e Novo Hamburgo.
Revelado nas categorias de base gremistas, Patrick subiu para os profissionais ainda em 2017, mas não conseguiu se firmar. Já na temporada seguinte, foi emprestado ao Criciúma. De volta a Porto Alegre, sofreu uma grave lesão no joelho direito e, por isso, foi repassado ao Xavante para readquirir ritmo de jogo. Seu contrato com o Grêmio vai até dezembro de 2023.
Contatada pela reportagem de GZH, a diretoria do clube português, situado na Ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, negou a transferência, alegando que para esta mesma posição já conta com Lincoln, outra cria da base gremista.