Uma reunião nesta quarta-feira (8) realizada na CBF formalizou a criação de um bloco formado por 25 clubes para a negociação dos direitos de transmissão de forma conjunta.
Segundo informações do ge.globo, a iniciativa é uma resposta para a criação da Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Inter e Juventude são participantes. O Grêmio pretende se juntar aos demais interessados na Libra, mas ainda não assinou oficialmente.
A criação do bloco é tentativa de mostrar força de clubes que não aceitaram os termos financeiros propostos pela Libra para divisão dos direitos de transmissão do Brasileirão.
Com previsão de negociação coletiva a partir de 2025, a ideia dos 13 clubes que formaram a Libra é de que a receita seja repassada com 40% do valor igual entre todos os participantes, 30% pela performance das equipes na competição e os 30% restantes sejam distribuídos por audiência e engajamento.
A intenção do bloco criado na reunião desta quarta-feira é que a divisão tenha um outro formato: 50% de forma igualitária entre todos os participantes, 25% para performance e 25% por audiência.
Os 25 clubes que não assinaram com a Libra e estão no bloco:
- América-MG
- Atlético-MG
- Atlético-GO
- Athletico-PR
- Avaí
- Brusque
- Ceará
- Chapecoense
- Coritiba
- CRB
- Criciúma
- CSA
- Cuiabá
- Fluminense
- Fortaleza
- Goiás
- Inter
- Juventude
- Londrina
- Náutico
- Operário
- Sampaio Côrrea
- Sport
- Tombense
- Vila Nova