Uma das maiores promessas da base colorada, campeão mundial sub-17 em 2019 vestindo a camisa 10 da seleção brasileira, João Peglow está de volta ao Inter. Seu empréstimo com o Porto B termina no final de junho e ele retornará ao Beira-Rio. Para ficar à disposição imediatamente de Mano Menezes, está fazendo um trabalho especial de reforço físico e técnico. A ideia é, se de fato ficar em Porto Alegre, poder jogar a partir de 18 de julho, na reabertura da janela brasileira.
Aos 20 anos, Peglow afirma ter vivido uma "ótima experiência" em Portugal. Cedido ao time B do Porto, que disputou a Segunda Divisão, participou de 32 jogos (1.143 minutos), marcou três gols e deu duas assistências. Mas o principal, segundo ele, foi outro ponto:
— Treinamos muitas vezes com os jogadores do grupo de cima. Também convivemos com os atletas, especialmente os brasileiros, como Pepê, Evanílson. Deu uma experiência gigante, um aprendizado enorme, poder trabalhar em um dos grandes clubes da Europa.
Peglow garante ter sido escalado em várias posições do setor ofensivo pelo técnico António Folha. A principal foi de atacante aberto pela esquerda, mas também jogou pela direita, centralizado e, em algumas ocasiões.
— Joguei até de centroavante, contra o Benfica, e pude fazer o gol da vitória — conta.
Esse amadurecimento na Europa ajudou o jogador. Ele se diz versátil o suficiente para se encaixar onde Mano Menezes precisar caso seja reaproveitado pelo Inter.
— Acompanho os jogos sempre, inclusive quando estava em Portugal. O time está em evolução. Posso ajudar em qualquer posição que for preciso.
Para chegar bem no segundo semestre, Peglow contratou dois profissionais. Jonathan Pires, preparador físico, e Renan Fogaça, fisioterapeuta, orientam as atividades que ele faz para manter a forma, reforçar o corpo e aprimorar tecnicamente.
— É um treinamento muito, muito importante para a manutenção da força física. Renan entra com a parte preventiva e eu faço a preparação física. É tudo periodizado, com cronograma. A partir de agora vamos fazer atividades com bola, na retomada técnica. O objetivo é que esteja pronto para ser aproveitado quando chegar a hora — explica Jonathan Pires.
Ainda não há uma definição sobre o futuro de Peglow. Ele tem contrato com o Inter até o final de 2023. A partir de julho, fica à disposição do clube. Além dele, também o lateral-esquerdo Leonardo Borges estava emprestado ao Porto B e retornará ao Beira-Rio.