Previsto para começar no começo de maio, o Brasileirão de Aspirantes já tem data para iniciar nesta temporada. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (15) a tabela da competição, que reúne as chamadas equipes de transição dos clubes brasileiros.
O torneio começará no dia 30 de junho e tem final prevista para o dia 25 de setembro. O Grêmio é o atual campeão do campeonato. O Tricolor venceu o Ceará na grande decisão no ano passado.
Pensando no critério técnico e também financeiro, a CBF promoveu mudanças no formato do Brasileirão de Aspirantes. Agora, serão 16 clubes divididos em quatro grupos com quatro equipes cada. Os times se enfrentam em confrontos de turno e returno dentro do próprio grupo.
Os dois melhores colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, onde os clubes passam a se enfrentar em duelos eliminatórios de ida e volta até a definição dos finalistas. A decisão do campeonato será disputada em jogo único.
Três clubes gaúchos estão confirmados na competição. O Grêmio, atual campeão, está no grupo A, ao lado do Brasil-Pel, o Criciúma e o Paraná. O Juventude está na chave B, com Bragantino, Ponte Preta e Vila Nova.
Confira os grupos
- Grupo A: Brasil-Pel, Criciúma, Grêmio e Paraná
- Grupo B: Juventude, Ponte Preta, Red Bull Bragantino e Vila Nova
- Grupo C: Botafogo, Fluminense, Náutico e Sport
- Grupo D: CSA, Cuiabá, Fortaleza e Paysandu
Datas da disputa
1ª Fase (30/6 a 11/8)
- Quatro grupos com quatro equipes cada, que se enfrentam em ida e volta dentro da própria chave
2ª Fase (25/8 a 1/9)
- Quartas de final disputadas em ida e volta
3ª Fase (8/9 a 15/9)
- Semifinais disputadas em ida e volta
4ª Fase (25/9)
- Final em jogo único