O Grêmio tem mais um troféu para a sua galeria. Ao vencer o Ceará por 4 a 1, na tarde desta quarta-feira (27), na Arena, o Tricolor conquistou o Brasileirão de Aspirantes de forma inédita. Como havia perdido por 2 a 1 na partida de ida, em Fortaleza, precisava vencer por dois gols de diferença, mas fez mais: goleou, com gols de Bitello, Varela, Elias Manoel e Pedro Lucas — Hélio Borges descontou.
Na escalação inicial do técnico César Lopes, os nomes mais conhecidos eram Elias, artilheiro do campeonato, então com 11 gols, e Pedro Lucas, campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira em 2019. E, de fato, eles foram destaques da equipe na conquista, com bons passes e direito a um gol de cada um.
Com direito à presença do técnico Vagner Mancini e pouco mais de 1,5 mil torcedores na Arena, o jogo começou movimentado. Com apenas 17 segundos, o Grêmio abriu o placar com o volante Bitello, em contra-ataque, após belo passe de Elias Manoel. A festa da torcida, porém, durou pouco. O Ceará empatou em seguida, aos 4 minutos, com Hélio Borges. Ele arrancou pela direita, bateu cruzado, e a bola desviou na defesa antes de entrar, enganando o goleiro Felipe.
A partida ficou aberta, com ataques de ambos os lados. Mas não demorou para o Tricolor assumir a frente no placar, aos 11 minutos, com Jonatha Varela. Após cruzamento de Vini Paulista, a bola bateu na trave e sobrou na área para o camisa 5 empurrar para as redes de cabeça: 2 a 1.
Era o resultado que o Grêmio precisava para, ao menos, levar a decisão para os pênaltis na Arena. Mas a equipe não se mostrava satisfeita com o resultado e seguia pressionando. Aos 18, Wesley bateu forte, mas a bola foi no lado de fora da rede. O Ceará até tentava chegar em bolas aéreas, mas sem perigo. Aos 31, o Tricolor fez valer a boa partida que fazia. Vini Paulista chutou cruzado, o goleiro André Luiz espalmou e Elias Manoel empurrou para dentro do gol para fazer seu 12º gol na competição e se consolidar como artilheiro.
Era o placar que o time precisava para conquistar o título. Mas nada de administrar a vantagem. O Grêmio defendeu bem, sem dar espaços ao Ceará, e conseguiu um belo contra-ataque com Elias, que tocou para Pedro Lucas marcar o quarto, aos 41. Era o fim do primeiro tempo perfeito para o sonho gremista de sair campeão.
O Grêmio voltou para a etapa final sem mudanças, e novamente melhor do que os visitantes. Logo no primeiro minuto, Elias dominou bonito, tocou para Vini Paulista, que ameaçou a meta de André Luiz. Depois, foi a vez de Cristiano arriscar de fora da área, por cima do gol, na única chegada da equipe cearense antes dos 20 minutos.
Ainda que tivesse o resultado favorável, o Tricolor passava a maior parte do tempo com a bola, e no setor de ataque. Para renovar o fôlego do time, o técnico César Lopes mandou a campo o atacante Emerson e o volante Gazão nos lugares de Wesley e Bitello. Apesar do bom volume de jogo, passou a ameaçar apenas em finalizações de fora da área.
Para tentar descontar, o técnico Daniel Azambuja, do Ceará, mandou a campo dois atacantes: Jacaré e André Magno. Com eles, passou a explorar ainda mais a bola aérea. Aos 23, o goleiro Felipe fez uma grande defesa, de mão trocada, em chute de longe dos visitantes. Mesmo sem tanto perigo, a partir dos 30 minutos do segundo tempo o Vozão passou a dominar o jogo.
Cansados, Cesár Lopes fez mais duas trocas, aos 36: saíram Pedro Lucas e Vini Paulista, e entraram Juan Christian e Ronald. Aos gritos de "olé" e "é campeão", o Tricolor passou a tocar a bola e esperar o tempo passar. Os guris fizeram um jogo de gente grande e garantiram o título inédito do Brasileirão de Aspirantes para o Grêmio.
BRASILEIRÃO DE ASPIRANTES —FINAL (VOLTA) — 27/10/2021
GRÊMIO (4)
Felipe; Lucas Kawan, Ericson, Heitor e Thiago Rosa; Jhonata Varela e Bitello (Gazão, 20'/2ºT); Vini Paulista (Ronald, 36'/2T), Pedro Lucas (Juan Christian, 36'/2T), Wesley (Emerson, 15'/2ºT); Elias Manoel
Técnico: César Lopes
CEARÁ (1)
André Luiz; Natan (Jhoninha, 40'/2ºT), Klaus, Alan e Alessandro; Oliveira, Pedro Naressi;, Marco Antônio (Jacaré, int.), Léo Rafael;Hélio Borges e Cristiano (André Magno, 24'/2ºT)
Técnico: Daniel Azambuja
GOLS: Bitello (G), aos 17seg, Hélio Borges (C), aos 4min, Jonatha Varela (G), aos 11min, Elias Manoel (G), aos 31min, e Pdero Lucas (G), aos 41min do 1º tempo
CARTÕES AMARELOS: Pedro Naressi, Marco Antônio, Jacaré, Alan (C), Felipe, Emerson (G)
ARBITRAGEM: Paulo Henrique Schleich Vollkopf, auxiliado por Leandro dos Santos Ruberdo e Marcos dos Santos Brito (trio do Mato Grosso do Sul)
PÚBLICO: 1.563 pessoas
RENDA: R$ 12.065,00
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)