O Grêmio bateu o Ceará na tarde desta quarta-feira (27), por 4 a 1, e sagrou-se pela primeira vez campeão do Brasileirão de Aspirantes (havia batido na trave em 2019, quando perdeu para o Inter na final). A equipe comandada por César Lopes reverteu o resultado adverso sofrido em Fortaleza e levou a melhor na Arena.
A campanha gremista no campeonato foi de muita regularidade e o título premiou o time mais estável da disputa. Na primeira fase, o Tricolor avançou em primeiro no Grupo A, com 15 pontos em oito jogos, quatro vitórias, três empates e uma única derrota — para o Fortaleza, fora de casa, por 2 a 1.
Na fase seguinte, mais uma vez, a equipe levou a melhor sobre os seus adversários e passou com a melhor campanha do Grupo C. Foram 11 pontos em seis jogos, com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota (mais uma vez para cearenses, mas agora para o Ceará).
A semifinal foi contra o Avaí. No primeiro jogo, em Santa Catarina, vitória por 2 a 1. Na volta, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, mais uma resultado positivo com o mesmo placar, selando a vaga na final da competição nacional.
O Tricolor voltou a reencontrar o Ceará, campeão em 2020, na final. Jogando no Vovozão, foi derrotado por 2 a 1, com um gol de Pedro Lucas no final do jogo, que manteve o Grêmio vivo na disputa. Na volta, na Arena, a equipe gaúcha reverteu o resultado e chegou ao título inédito com uma goleada por 4 a 1, com gols de Bitello, Jhonata Varela, Elias e Pedro Lucas.
A campanha gremista
1ª fase
- Fluminense 1x1 Grêmio
- Grêmio 3x1 Coritiba
- Fortaleza 2x1 Grêmio
- Grêmio 3x1 Bragantino
- Santos 0x0 Grêmio
- Grêmio 4x1 CRB
- Avaí 1x1 Grêmio
- Grêmio 2x0 Bahia
2ª fase
- Grêmio 9x0 Figueirense
- Ceará 2x0 Grêmio
- Grêmio 1x1 Corinthians
- Corinthians 2x2 Grêmio
- Grêmio 2x0 Ceará
- Figueirense 0x4 Grêmio
Semifinal
- Avaí 1x2 Grêmio
- Grêmio 2x1 Avaí
Final
- Ceará 2x1 Grêmio
- Grêmio 4x1 Ceará