O Grêmio foi campeão do Brasileirão de Aspirantes. A equipe de César Lopes fez uma campanha com goleadas e chegou com boas chances na final da competição, contra o Ceará. Depois de perder em Fortaleza por 2 a 1, o time gaúcho goleou os cearenses, por 4 a 1, jogando na Arena, em Porto Alegre.
A trajetória gremista no campeonato deixou alguns bons nomes para serem aproveitados pelo técnico Vagner Mancini na reta final do Brasileirão, onde o Grêmio busca fugir da zona de rebaixamento e permanecer na Série A.
Thiago Rosa (lateral-esquerdo)
Thiago é tido com um atleta com virtudes ofensivas e defensivas. É um lateral com porte físico bom (1m81cm), defende muito bem, mas tem mobilidade, o que faz com que controle o adversário quando é atacado. Na parte ofensiva é um jogador apoiador, com um chute forte.
Bitello (meio-campista)
Surgiu como um meio-campista mais ofensivo, mas no 4-2-3-1 da equipe de transição do Grêmio vem jogando como segundo homem de meio de campo, geralmente ao lado de um primeiro volante. Tem boa chegada na frente, com bastante mobilidade e boa finalização. Do elenco principal, lembra o paraguaio Villasanti, apesar de defensivamente ser menos intenso.
Pedro Lucas (meio-campista)
É o camisa 10 da equipe de César Lopes. Tem como principais virtudes a visão de jogo e o bom passe. Foi o autor do gol gremista na partida de ida contra o Ceará, o que deu sobrevida ao Tricolor na decisão. Ele renovou o seu vínculo em novembro do ano passado e assinou um novo vínculo até o final de 2024. O atleta tem uma multa rescisória para o mercado do Exterior fixada em 60 milhões de euros (R$ 393 milhões na cotação atual).
No ano de 2020, Pedro Lucas disputou o Brasileirão sub-20 e foi integrado ao Grupo de Transição no final da temporada, sob o comando de Thiago Gomes. Entretanto, as boas aparições e as carências no grupo profissional, fizeram com que ele tivesse oportunidades no time de cima no começo desta temporada.
Vini Paulista (atacante)
Atacante de lado, é um jogador rápido, com bons dribles, que o torcedor gremista se acostumou a ver nos últimos anos. Segue a linha de Pedro Rocha, Everton, Pepê e Ferreira. Aos 20 anos, tem um jogo no time principal, o 0 a 0 com La Equidad, da Colômbia, na Sul-Americana. É o vice-artilheiro do Grêmio na competição com seis gols.
Elias (atacante)
Com apenas 19 anos, ele é o principal nome do time. Seus gols (11), além de ajudarem o Grêmio a chegar na final da competição, também o tornaram o artilheiro do Brasileirão de Aspirantes. Forte fisicamente, o garoto chama atenção pela boa batida na bola e as arrancadas em alta velocidade. Chegou a disputar quatro partidas com a equipe profissional neste ano e marcou dois gols na vitória por 6 a 2 sobre o Aragua, na Venezuela, pela Copa Sul-Americana. Recentemente, foi utilizado por Vagner Mancini, na vitória contra o Juventude.